terça-feira, 30 de junho de 2009

Amor

Ninguém vive sem amar. Esta é uma das necessidades do ser humano. As outras são viver, aprender e deixar um legado.
O primeiro passo para você amar a vida, a natureza e aos próximos, é amar a si próprio. Somente através do amor se conseguirá a paz, que tanto as pessoas almejam. Casos terríveis, que são publicados diariamente pela mídia, têm acontecido com muita intensidade, porque está faltando essa virtude, a começar dentro das próprias famílias.
Por que não ensinar nas escolas a pedagogia do Amor e sua importância? Pais e mães também precisam ser convidados, para que participem dessa aprendizagem e passem a dar os exemplos dentro de casa aos filhos. É verdade que as condições sócio-econômicas da família podem afetar a relação familiar. Mas tudo é superado, quando há amor e religiosidade.
Dentro das empresas, órgãos públicos e na vida social o ambiente está perturbado. Falta muitas vezes respeito, consideração, porque antes de tudo falta o Amor.
A história a seguir retrata o que se acaba de dizer:
“O menino amava sua árvore. Plantara-a despretensiosamente num pequeno terreno, depois em chão especial, onde se desenvolvia com todo o viço e beleza.
Bem cedo e, à tarde, ao voltar do colégio, regava-a, com todo o carinho. Os colegas zombavam, mas ele não se importava, e a árvore crescia.
Por inveja, um dos colegas derramou ácido na raiz da árvore. Esta fenecia lentamente, para tristeza do menino que, sem perder a esperança, prosseguia em seu ritual de levar a água salvadora.
A árvore lânguida sorvia o líquido, como uma interação mística. A relação menino/árvore era comovente, mas os coleguinhas riam de sua dedicação inútil. Um dia, o menino teve a certeza indesejável; a árvore, toda ressequida, já não respondia. O menino chorou. De repente, com os olhos turvos pelas lágrimas, imaginou-se delirando. Por entre as raízes desvitalizadas, brotava uma nova árvore: uma semente, agradecida pela água generosa, surgia triunfante. O menino, maravilhado, contemplou o céu e iluminou-se...”

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Missão Pessoal

Há uma frase do consultor Stephen R. Covey que diz: “Não importa o quão rápido você vai quando se está indo na direção errada”.
Para que fazer algo com eficiência e rapidez, se aquilo que estamos fazendo não deve ser feito?
É raro encontrarmos pessoas que saibam com clareza a sua missão pessoal. Nossa visão, valores, princípios, consciência e missão pessoal formam a direção que escolhemos. A missão pessoal está para cada pessoa, assim como a Constituição Federal está para o país. É impossível o Brasil funcionar bem sem a sua constituição. Do mesmo modo acontece com as pessoas.
É muito difícil alguém viver no mundo sem ter uma direção, ou seja, sem conhecer o seu melhor caminho. Isto, costumeiramente, leva a um destino infeliz e perigoso.
A história a seguir retrata aquilo que acabamos de dizer:
“O deus dos macacos apareceu a três representantes da comunidade e propôs-lhes uma missão, finda a qual escolheria o líder supremo. Todos receberiam, igualmente, dons especiais e uma pequena fortuna em ouro. O objetivo consistia em obter sucesso e poder.
– Mas, o que é sucesso? Como obter poder? (perguntaram os macacos).
– Isso cabe a cada qual decidir, como parte essencial do teste (respondeu o deus dos macacos).
Findo o prazo, os macacos apresentaram-se à divindade, falando inicialmente o macaco mais velho:
– Para ter sucesso, busquei o poder, contactando os centros científicos mais avançados, estimulando a pesquisa de uma arma poderosa capaz de intimidar o mundo. Com a arma, consegui através do temor e da submissão, o sucesso. Mas, confesso, não sou feliz.
Falou o segundo macaco, o mais exuberante:
– Criei uma teoria, estruturei um grupo e saí pelo mundo, divulgando-a. Assim, pela ideologia, manipulei consciências, adquiri o poder, quadrupliquei meus ganhos e obtive o sucesso. Mas, confesso, sinto-me solitário.
O terceiro macaco, tranquilo, simpático, solidário, falou:
– Organizei uma cooperativa, sou macaco e, como tal, fiz o que entendo e o que qualquer macaco entenderia... plantei bananas.
Não sei se tive sucesso, nem muito menos poder...
Em torno, felizes, todos na comunidade comiam bananas”.
A missão depende dos valores. Se estes não forem os melhores, dificilmente a missão será cumprida visando o bem comum. Isto é o que ocorre na política.

EDINALDO MARQUES
Professor, Palestrante e Consultor

Palestras

Abaixo a relação de palestras e cursos que podem ser dados em empresas privadas ou órgãos públicos:
1 - COMO GERENCIAR O SEU TEMPO COM EFICÁCIA E MANTER O EQUILÍBRIO ENTRE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL?
2 - COMO BUSCAR E MANTER SUA MOTIVAÇÃO NA VIDA E NO TRABALHO?
3 - COMO EXERCER UMA LIDERANÇA AUTÊNTICA E EFICAZ NOS DIAS ATUAIS?
4 - COMO TRABALHAR EM EQUIPE?
5 - COMO TER SUCESSO NA VIDA E OBTER OS MELHORES RESULTADOS?
6 - COMO EXERCER A SUA LIDERANÇA PESSOAL?
7 - COMO EXERCER A LIDERANÇA INTERPESSOAL?
8 - COMO SER UM PROFISSIONAL PROATIVO?
9 - COMO GERENCIAR PESSOAS COM EFICÁCIA?
10 - COMO CONTROLAR SUAS EMOÇÕES?
11 - COMO DESENVOLVER SUA INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL?
12 - COMO DESENVOLVER SUA INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL?
13 - EFICÁCIA PESSOAL, INTERPESSOAL, GERENCIAL E ORGANIZACIONAL
14 - COMO IMPLANTAR UM PROCESSO DE EMPOWERMENT NUMA EMPRESA OU ÓRGÃO PÚBLICO?
15 - COMO PROMOVER A MELHORIA DO ATENDIMENTO EM SUA EMPRESA?
16 - COMO MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM ALAGOAS?
17 - COMO MELHORAR A CONVIVÊNCIA SOCIAL?
18- COMO REDUZIR A POBREZA EM ALAGOAS E NO PAÍS?
19 - COMO REDUZIR O CRESCIMENTO DO USO DE DROGAS?
20 - COMO IMPLANTAR UMA CULTURA DE PAZ NUMA SOCIEDADE?
21 - COMO ADMINISTRAR UM ÓRGÃO PÚBLICO PARA ALCANÇAR OS MELHORES E MAIORES RESULTADOS?
22 - COMO DESENVOLVER O SEU MARKETING PESSOAL?

Maiores detalhes, favor nos contactar pelo email: edinaldo_melo50@hotmail.com, fone: 9981.2148.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Como gerenciar o seu tempo com eficácia?

Se você é uma daquelas pessoas que vive dizendo não ter tempo para cuidar de sua vida pessoal e/ou profissional, que as 24 horas diárias de que dispõe são insuficientes para trabalhar, cuidar de sua saúde e fazer tudo o que deve ser feito, é uma evidência de que precisa conhecer e aplicar um novo processo de ADMINISTRAÇÃO DO SEU TEMPO. Isto é necessário para qualquer pessoa, mas sobretudo os executivos, que exercem vários papeis ao mesmo tempo e têm que manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.Por que alguns produzem tanto com o tempo de que dispõem e outros não conseguem produzir quase nada com o mesmo tempo?A grande vantagem da implantação desse processo para o profissional ou uma empresa é o AUMENTO DA PRODUTIVIDADE individual e coletiva, o que implicará nos lucros.
Objetivos:
1) Como fazer a gestão do tempo com a máxima eficácia?
2) Como efetuar o controle de administração do seu tempo?
3) Como ter foco e atingir suas maiores prioridades?
4) Como aumentar a sua produtividade pessoal e profissional?

Vantagens:
1) Maior organização pessoal;
2) Maior produtividade;
3) Você passa a ter tempo para fazer mais coisas;
4) Diminuição do estresse;
5) Melhora o bem estar;
6) Aumenta a qualidade e a expectativa de vida.

Tempo de duração:
2 horas - palestra, 6 horas – curso.

Facilitador/expositor:
Edinaldo Afonso Marques de Mélo
Engenheiro Civil, Professor da Ufal há 28 anos, Pós-Graduado com Mestrado em Administração de Empresas, Palestrante, Consultor, Membro da Academia Maceioense de Letras, ex-diretor executivo da Fundepes, ex-Superintendente Municipal de Controle do Convívio Urbano e ex-Secretário Municipal da SEMAB.

Equipamentos a serem utilizados:
Microcomputador, projetor multimídia (data-show) e tela para projeção.

Local:
Nas próprias dependências da Empresa / Organização ou a combinar.

Dia e horário:
A combinar.

Metodologia:
Será apresentado o PROCESSO MAIS COMPLETO DE GERENCIAMENTO DO TEMPO, juntamente com as FERRAMENTAS necessárias que facilitam a aplicação.

Valor do investimento:
A combinar.

"Gerenciar o tempo é a base da eficácia" (PETER DRUCKER).
"Somente uma coisa nós nunca conseguimos recuperar: o tempo".
“Quem tem tempo não é aquele que não faz nada, mas aquele que sabe administrá-lo para fazer o que deseja” (EDUARDO O. C. CHAVES).

Minha promessa:
Se você colocar em prática os princípios e ferramentas que forem apresentadas durante a palestra / curso – COMO ADMINISTRAR O SEU TEMPO COM EFICÁCIA, você experimentará um aumento perceptível e mensurável na sua produtividade pessoal e profissional (Edinaldo Marques).
Mais Informações:
edinaldo_melo50@hotmail.com

terça-feira, 16 de junho de 2009

Selvageria no trânsito

O Bom Dia Brasil da rede globo de televisão, exibiu hoje (16 de junho de 2009), brigas que ocorrem todos os dias no trânsito de São Paulo. São mais de 400 confusões diárias registradas envolvendo motoristas, devido a colisões no trânsito. Cenas que demonstram selvageria, falta de tolerância e a incapacidade das pessoas de lidarem com as emoções. Vários já perderam a vida nessas condições.
No momento de uma raiva ocorre um sequestro neural. Quando alguém está diante de um sequestro há uma perda da liberdade e passamos a ser controlados por outro. No caso de uma raiva é isso que ocorre com o ser humano. O cérebro pensante, comandado pelo neocórtex, passa o poder para a amígdala – principal órgão do sistema límbico emocional, que assume o controle do cérebro.
Durante uma raiva há liberação maciça de adrenalina, anulando a função racional ou pensante. Ou seja, dispara um “piloto automático”.
A boa notícia é a seguinte: existe a possibilidade, com treinamento e autoconhecimento, de aumentar a capacidade de autocontrole.

EDINALDO MARQUES
Professor da Ufal, Palestrante e Consultor

Atos secretos

A população brasileira, que há muito perdeu a credibilidade nas instituições, inclusive no Senado Federal, assiste a mais um escândalo: o dos atos secretos. Essa mais recente crise demonstra que estão sendo descumpridos todos os princípios exigidos para o serviço público, como legalidade, moralidade e impessoalidade, com o pagamento de horas-extras, concessão de benefícios, demissões de parentes de senadores e de funcionários, abundante distribuição secreta do dinheiro do povo para pagar salários altíssimos, sem a devida publicação no Diário Oficial. Isto é um desrespeito a Constituição Federal.
O pior é que são atos escondidos, o que comprova o conhecimento premeditado por parte das pessoas envolvidas em relação a irregularidade cometida. São mais de 1000 casos suspeitos, que exigem investigação e punição para os responsáveis, independentemente de serem senadores ou não.
Quanta podridão numa instituição que deveria fiscalizar os atos do governo, mas que dá exemplos sucessivos de como não se deve usar o dinheiro público.
A tentativa é camuflar o escândalo com o anúncio da nomeação de uma comissão de sindicância interna para apurar as irregularidades. Na verdade, será mais uma comissão, e todos já sabemos que não dá em nada. Outra ideia é a contratação da Fundação Getúlio Vargas.
Esse é um caso que precisa ser apurado pelo Ministério Público e pela Polícia Federal. Está nítida a prática da falta de ética por parte de alguns senadores.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Meninos de rua e sem direção

É crescente o número de garotos e adolescentes rejeitados por suas famílias e pela comunidade aonde vivem, considerados encrenqueiros, sem terem objetivos de vida, ou seja, uma direção, que os possa conduzir a um futuro melhor.
Na verdade esses jovens são vítimas da desigualdade social, da falta de políticas públicas e execução eficaz, da ausência de uma boa educação familiar dada pelos pais e mães. Diante do vazio em suas vidas, sem saberem para onde se conduzir, esses garotos se transformam em alvos fáceis e tendem para o mundo das drogas e dos crimes.
Situações reais de comunidades, que viviam numa extrema pobreza e que conseguiram dar a volta por cima, podem ser usadas como modelo. Casos diversos existem em vários locais do planeta.
No Brasil, assim como no continente africano, há exemplos de como o problema pode ser vencido. Em Kampala – Uganda, na África, uma comunidade muito pobre conseguiu superar as suas dificuldades, a partir de algumas ações e treinamento, ou seja, orientação. Os garotos passaram a enxergar, que tudo é possível com dedicação.
O sucesso desse trabalho foi fazer com que os garotos entendessem, que o que tem na mente, é o que forma o futuro de cada um, ou seja, a "vida está em suas mãos". Tudo o que se queira alcançar, com vontade e treinamento, pode ser obtido.
Dois valores foram incorporados à vida dos adolescentes: amor e tolerância.
Pode-se adotar o mesmo processo aqui em Alagoas, particularmente, em Maceió. Basta querer e saber como fazer.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Você tem autocontrole?

Diariamente, os jornais televisivos vão ao ar recheados de casos, que demonstram como as pessoas estão despreparadas emocionalmente. Por causas fortuitas, ocorrem bate-bocas, brigas, conflitos e mortes no trabalho, escolas, convivência social e até nas famílias. Hoje (10 de junho), na Granja do Torto, local onde o presidente Lula e seus ministros se alojam, um soldado da guarda presidencial tirou a vida de um cabo por não acatar uma ordem.
O que você deve fazer para ser uma pessoa com autocontrole? O que ocorre no cérebro humano num momento de raiva ou fúria? Como desenvolver estratégias e habilidades, que permitam reduzir a possibilidade de um sequestro emocional? Por que a mente emocional é mais poderosa do que a racional? Como equilibrar as duas mentes e ter uma vida com mais autocontrole, automotivação e inteligência interpessoal?
Ter inteligência emocional está sendo considerado, hoje, o principal diferencial de qualquer profissional. O sucesso depende muito mais do QE - Quociente Emocional do que do QI - Quociente de Inteligência Cognitiva.
Estamos à disposição de empresas, órgãos públicos e profissionais em geral, no sentido de aplicar um treinamento, que pode ser o divisor de águas na vida das pessoas. Será apresentado um processo completo, que permitirá elevar a sua inteligência emocional e prepará-lo para ter mais controle sobre as emoções. Se você quiser vence o seu descontrole emocional.
Contato através do blog ou pelo email: edinaldo_melo50@hotmail.com.
EDINALDO MARQUES
Professor da Ufal, Pós-Graduado com Mestrado em Administração, Palestrante e Consultor

É possível mudar?

Além de possível, é necessário. Para algumas pessoas a mudança é uma condição para manter a sobrevivência num mundo tão complexo, veloz e cheio de incertezas. Para outras, quando se fala em mudar, dispara um alarme que diz: "eu não consigo, sou assim mesmo e pronto".
Na verdade, mudar é uma constante. Se você não mudar, vai ficar para trás e encontrará muitas dificuldades para ter sucesso na vida.
Uma coisa precisa ficar clara: as pessoas só mudam, quando mudam a mentalidade, ou seja, a forma de pensar. Esta é a mudança mais completa. Não basta mudar apenas o comportamento e a atitude. É preciso substituir aquilo que se acredita ser verdadeiro e, muitas vezes, não é. Portanto, cuidado com as suas crenças e convicções.
Um conselho: a partir de agora questione tudo o que pensar sobre cada coisa. Busque sempre uma maneira mais real de enxergar o mundo ao seu redor. Não se deixe levar por influências. Questione a si e aos outros. Você possui uma mente muito poderosa, que pode lhe colocar para frente, se os mapas mentais estiverem corretos, mas também, pode fazer o inverso, ou seja, lhe atrasar, se os modelos mentais forem errados.
EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante

terça-feira, 9 de junho de 2009

Nunca deixe de sonhar

Meu maior sonho é ver a sociedade encontrar o equilíbrio social, a dignidade que todos merecem para garantir uma vida melhor. Para isto, cada um precisa fazer a sua parte. Eu tenho feito o que é possível.
É verdade que os governos deixam a desejar e não cumprem como deveriam a sua missão. Mas, se as pessoas passarem a cultivar valores humanos corretos, se pensarem com muita consciência na hora de votar em seus representantes, podem contribuir para que os filhos e netos tenham melhores oportunidades.
O maior poder que cada pessoa possui é a sua liberdade de escolha. Em 2012, será mais uma oportunidade para começar a mudar tantas coisas negativas, que têm acontecido em Alagoas e no País.
Não posso digerir o estigma de viver no estado "lanterninha" em quase todos os índices: IDH, mortalidade infantil, educação, saúde, segurança pública, saneamento básico etc.
Enquanto isso, Sergipe, um estado com potencial menor do que Alagoas, se encontra numa situação melhor. A explicação disso chama-se competência na gestão, além de decência.

EDINALDO MARQUES
Professor da Ufal, Palestrante e Consultor

Improvisação versus especialização

Resolvi fazer este comentário para esclarecer algumas opiniões e crenças acerca do desempenho dos gestores públicos. Na realidade as qualidades de um gestor em termos de maturidade pessoal, integridade e competência técnica são importantes. Porém, na condição de especialista em gestão pública, o que posso dizer é que, uma coisa é o profissional competente em sua função técnica específica. Outra coisa, é o especialista em liderança e gestão pública. As pessoas acreditam, que todo mundo formado ou pós-graduado está apto a administrar. Acham até que nem mesmo a graduação é necessária. Pode até, alguém que não tenha preparação, fazer alguma coisa, mas dificilmente, atingirá os melhores e maiores resultados.
Um exemplo, para que fique claro: imagine que o técnico Dunga resolva colocar o Kaká - considerado hoje o melhor jogador brasileiro, para jogar na condição de goleiro. Provavelmente, ele não terá um bom desempenho. Porém, não deixará de ser um ótimo jogador. A questão é que cada um é bom numa posição.
Outro exemplo, se você estiver sofrendo de algum problema cardíaco, certamente procurará um cardiologista. E por que? Porque este é o profissional especialista em casos do coração. Poderia procurar um urologista ou um clínico geral, mas não, sempre se procura um especialista naquilo que se quer resolver.
O mesmo deveria ser no serviço público. A população paga um preço muito alto em virtude da improvisação, que é uma tônica comum dos governantes. Ao invés de colocar a pessoa certa no lugar certo, coloca-se, às vezes, alguém que é “amigo”.
Conclusão: existe nas pessoas em geral, inclusive nos governantes, a crença de que qualquer um pode administrar qualquer coisa. Isto não é verdade. Faltam, muitas vezes, as competências essenciais ao administrador. Quando os governos improvisam, e isto acontece com frequência, alcançam alguns resultados, mas deixam muito a desejar. Mesmo que alguém diga que o trabalho de um profissional improvisado numa função é bom, não deve se esquecer da frase: “o inimigo do bom é o melhor”.
EDINALDO MARQUES
Professor de Administração na Ufal, Pós-graduado com Mestrado em Administração e Consultor

domingo, 7 de junho de 2009

Caminho da paz

Você tem notado como vem aumentando o uso de drogas? E o número de assaltos, assassinatos, estupros, conflitos familiares, desavenças no ambiente de trabalho, brigas nas escolas, confusões no convívio social? O que cada um pode fazer para evitar que os distúrbios da vida venham a nos atingir? Como mudar a situação de desequilíbrio e mal estar hoje vivida em muitas famílias, organizações e cidades?
Às vezes, achamos que nada vai nos alcançar. A verdade é que hoje, quase todo mundo com quem conversamos, tem algo a dizer sobre alguma situação de medo ou perigo vivenciada, em consequência da atual instabilidade. Muitos já não sabem mais como encontrar a paz interna e externa.
Se quisermos melhorar esse estado de coisas, existe um e somente um caminho: o do amor e do respeito aos princípios éticos.
O amor cura, une, nutre, educa, entusiasma, alivia, mobiliza e possibilita a vida. Basta o amor de uma única pessoa para curar o ódio de milhões.
Quando não conseguimos amar ao próximo é porque temos dificuldades de amar a nós mesmos.
Precisamos nos desarmar emocionalmente. Tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Esta é a regra de ouro da ética.
A escolha do caminho a seguir é de cada um. A liberdade de escolha é o maior poder que possuímos.
Trilhando esse caminho, seremos um dia dignos de sermos chamados “seres humanos”.

EDINALDO MARQUES
Professor da Ufal, Palestrante e Consultor