terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Como planejar seu ano de 2010?


Primeiro, as pessoas não devem planejar apenas o próximo ano de 2010, mas montar um plano pessoal para um ano, dois, cinco, dez, quinze e vinte anos. Se quiserem, ainda podem ir mais além. Lógico que um planejamento de longo prazo poderá ser mudado, mas cria uma direção, para que as escolhas pessoais possam ser pautadas. Afinal, cada um precisa saber aonde quer chegar para aumentar as chances de atingir o que deseja.
Um planejamento pessoal e eficaz começa pela descoberta dos valores, daquilo que cada pessoa considera ser realmente importante. Como disse Elvis Presley: “Valores são como impressões digitais. Ninguém tem os mesmos, mas você os deixa em tudo o que faz”.
Afinal, o que você valoriza? O amor, a compaixão, a consideração, a coragem, a ética, a família, a gratidão, a lealdade, a paciência, o respeito, a responsabilidade, a sabedoria, a saúde ...? O que mais? Ou seus valores são contrários a tudo isso que foi citado? Faça seu autoconhecimento e responda a seguinte questão: o que realmente quer na vida ou da vida: Riqueza? Poder? Tranquilidade e paz de espírito com um mínimo de segurança financeira e profissional? O quê?
Além de descobrir os valores é necessário que se faça uma declaração esclarecedora de cada um deles. Isto aumenta o compromisso pessoal, para que sejam colocados em prática no dia-a-dia. Mas, esta declaração é feita de você para você. É como se cada um conversasse consigo.
Segundo, estabeleça suas metas de pequeno, médio e longo prazos. Escreva-as no papel, e, como se tratam de metas, fixe prazos, divida-as em partes factíveis, use uma estratégia e seja persistente no sentido de alcançá-las. É bom lembrar que: “Persistir é o que torna o impossível em possível... O possível em provável e o provável em definitivo” (Robert Half, escritor americano).
Terceiro, a cada semana a partir de 2010, defina os papéis que irá cumprir e nunca se esqueça de priorizar o papel “eu comigo mesmo”. Vai ser necessário você estar bem nas quatro saúdes – física, mental, emocional e espiritual, para que possa executar os demais papéis, por exemplo, administrador, consultor, presidente, professor, pai, amigo..., com bom desempenho.
O planejamento semanal deve ser feito no início de cada semana (domingo, no final da tarde, ou segunda, no início do trabalho). Nesse momento, identifique aquilo que for mais importante a ser feito naquela semana e faça a sua programação.
Quarto, planeje e aja a cada dia de 2010 e nos demais de toda a vida. No início do dia, antes de começar a fazer algo, revise o que não pode deixar de ser feito naquele dia.
Por último, adote um sistema apropriado, que melhor se adapta ao seu estilo de vida, para auxiliar na execução de suas metas. Pode ser uma agenda, palm top ou um notebook.
Se preferir, use a tecnologia hoje disponível para organizar seus múltiplos compromissos. Mas, lembre-se: “A tecnologia e suas ferramentas são úteis e poderosas quando elas são seus servos e não seus mestres” (Stephen R. Covey).
Agora, não se esqueça: para ter sucesso e alcançar a felicidade é preciso identificar, focar e executar suas maiores prioridades. Feito isto, sobrará tempo para fazer outras coisas menos importantes. “As coisas mais importantes nunca devem ficar à mercê das menos importantes” (Goethe).

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor da Ufal, Consultor e Palestrante