sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Guerra de torcidas


Por que há tantas guerras de torcidas no Brasil e no mundo? Geralmente após as partidas, dentro e fora dos estádios de futebol, há verdadeiros combates entre torcidas, que terminam em mortes.

Neste século XXI, tem-se avançado com grande rapidez no aspecto tecnológico, mas em relação à inovação humana, caminha-se a passos de tartaruga.

Crises e conflitos começam dentro das famílias e ocorrem no âmbito das sociedades. É comum em empresas privadas e no serviço público, se verificar a existência de ambientes carregados, onde os relacionamentos humanos estão bastante deteriorados, com baixos níveis de confiança.

Enquanto não se entender, que a vida é interdependente e que a paz começa dentro de cada um, vai-se continuar a agir como gladiadores. Precisa-se de autocontrole, não misturar pessoas com problemas e perseguir opções de ganho mútuo.

Isto pode ser alcançado com o desenvolvimento simultâneo de toda a cabeça, para que se possa agir como um verdadeiro ser humano.

Alguém já viu um pássaro voando com uma só asa? Com certeza, a resposta é não. Então, como podem as pessoas usar somente uma parte da mente?

Ao analisar colegas com os quais se lida verifica-se, que a maioria utiliza bem mais um dos lados da mente. Mas, há um grupo menor, que usa, ao mesmo tempo, os dois lados. Estes, conseguem tomar decisões mais acertadas, equilibradas e desenvolver relacionamentos mais duradouros.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante
@EdinaldoMarques