Faltam poucos dias para encerrar o ano de 2012. Já é tempo das pessoas, empresas e órgãos públicos começarem a pensar em planejar 2013. Lógico que um planejamento de médio e longo prazos poderá ser mudado, mas mesmo assim é importante ser elaborado, pois cria uma direção, a fim de que as escolhas possam ser as mais importantes e corretas. Afinal, qualquer pessoa, empresa ou organização precisa saber aonde quer chegar para aumentar as chances de atingir o que deseja.
Um planejamento eficaz começa, primeiro, pela identificação dos valores que cada um considera ser realmente importante. É fundamental ter clareza em relação a missão e a visão, seja no campo pessoal, empresarial ou público.
Que valores você escolhe? Educação, saúde, segurança, consideração, coragem, família, respeito, responsabilidade, sabedoria, qualidade...? O que mais? É importante fazer o autoconhecimento e responder a seguinte questão: o que realmente você quer na vida: riqueza? poder? tranquilidade? O quê mais?
Além de descobrir e escolher os valores é necessário que faça uma declaração esclarecedora de cada um deles. Coloque tudo isto no papel. Esta simples decisão aumenta o compromisso pessoal, cria propósito mental e facilita o foco no dia-a-dia.
Segundo, estabeleça metas de pequeno, médio e longo prazos. Escreva-as, também, no papel, e, como se tratam de metas, fixe os prazos para o início e fim. Divida-as em partes factíveis e seja persistente no sentido de alcançá-las. É bom lembrar que: “Persistir é o que torna o impossível em possível... O possível em provável e o provável em definitivo” (Robert Half, escritor americano).
Terceiro, a cada semana a partir de 2013, defina os papeis que irá cumprir – suas diversas funções (por exemplo, médico, empresário, político, professor, palestrante...), e nunca se esqueça de priorizar o papel “eu” – corpo, mente, coração e espírito, ou seja, cuidar de você mesmo. O planejamento semanal pode ser feito no início de cada semana. Nesse momento, identifique aquilo que for mais importante a ser feito na semana e faça a sua programação.
Quarto, planeje e aja a cada dia de 2013. No início do dia, antes de começar a fazer algo, revise o que não pode deixar de ser feito naquele dia. Para isto, você vai gastar entre 5 e 10 minutos.
Por último, adote uma ferramenta apropriada, que melhor se adapta ao seu estilo de vida, a fim de facilitar na execução de suas metas. Pode ser, por exemplo, uma agenda, tablet, palm top, notebook, smart fone...
Isso tudo ajudará, para que se faça aquilo que realmente é mais importante, seja na vida pessoal, empresarial ou pública. Sucesso a todos(as)!
EDINALDO MARQUES
Engº Civil, Professor, Consultor e Palestrante
@EdinaldoMarques
facebook.com/EdinaldoMelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário