quarta-feira, 16 de junho de 2010

Time que ganha se mexe para melhor


Nesta terça-feira (15 de junho), o Brasil praticamente parou no momento em que a seleção brasileira enfrentava a Coréia do Norte. Foi a estréia nesta copa do mundo com uma atuação não convincente. Além das duas jogadas que resultaram em gol quase nada foi criado.
O planejamento usado pelo técnico Dunga para a copa do mundo e os resultados alcançados durante a fase de classificação e de treinamento o credenciam, para que acreditemos na nossa seleção. Porém, é preciso saber que a única certeza de um planejamento é que jamais será cumprido da forma como fôra pensado. Funciona assim no mundo dos negócios, setor público e também nos esportes. A maior vantagem do planejamento é a oportunidade que criamos para refletir e encontrar saídas.
Ficou claro no primeiro jogo da seleção que há necessidade de mudança, principalmente dos jogadores que compõem a ligação entre a defesa e o ataque, a fim de tornar o time brasileiro ainda mais competitivo.
Na fase conhecida como “mata-mata”, a partir das oitavas de final, qualquer vacilo será fatal e significará a volta prematura. Queremos ver a seleção no jogo final e esses jogadores escolhidos têm condições de chegar lá.
Há um ditado japonês que diz: “time que está ganhando se mexe e para melhor”. É bom o Dunga abrir mais a sua visão e mudar.

EDINALDO MARQUES
Professor e Consultor

Nenhum comentário: