terça-feira, 24 de julho de 2012

Eleições 2012

Os prefeitos que forem eleitos no pleito deste ano encontrarão pela frente vários problemas a serem equacionados durante suas gestões. Em síntese, os pontos serão educação, saúde, segurança, infraestrutura, mobilidade urbana, geração de empregos e renda, combate e prevenção às drogas etc.

Para fazer com que as cidades brasileiras cresçam e se desenvolvam mais rapidamente na direção da sustentabilidade – econômica, social e ambiental, a maior prioridade dos futuros governos municipais, deverá ser administrar a pasta da educação com a máxima eficácia.

O processo de gestão da educação exigirá mudanças e/ou melhorias nos três ativos organizacionais – físico, orçamentário-financeiro e humano, a fim de que os resultados desejados se tornem realidades.

O ativo físico compreende os fatores destinados ao funcionamento das escolas: instalações prediais, equipamentos disponíveis para as salas de aula, transporte escolar, merenda, novas tecnologias e ferramentas para uma educação moderna, além dos demais itens - permanentes ou de consumo, requeridos pelas atividades de ensino: carteiras, livros didáticos, outros materiais e equipamentos. Não bastará ter infraestrutura e equipamentos disponíveis. Será preciso - e mais econômico, criar sistemas de manutenção para avaliar periodicamente e promover intervenções.

O ativo orçamentário-financeiro é o que dará suporte aos outros dois (físico e humano). Compreende o que ficará previsto a ser gasto anualmente na educação, distribuído nos vários elementos de despesa e de acordo com a consequente disponibilidade para pagamento. Não bastará apenas elevar o percentual do PIB a ser utilizado na pasta para que se tenha uma educação de qualidade. Será preciso administrar e evitar desperdícios ou desvios porventura existentes no sistema.

Dos três ativos, o humano é o mais importante para o sucesso do processo, pois envolve pessoas – professores e servidores, que executarão as diversas atividades, sejam de ensino ou administrativas. Três questões são fundamentais. Primeiro, treinar professores para que repassem o conhecimento específico e contribuam na formação de alunos proativos, no sentido de proporcionar uma formação integrada e com mais cidadania. Segundo, preparar os responsáveis pelas atividades administrativas, para que gerenciem os sistemas produtivos e de pessoas, de modo eficaz, com paradigmas modernos, visão holística e proatividade. Terceiro, implantar planos de cargos e salários compatíveis com a importância da atividade do professor, a fim de motivar tanto os atuais como os futuros educadores na escolha da carreira do magistério, tornando-a mais atrativa.

Sistemas administrativos específicos e complementares precisarão ser planejados e executados para avaliar os resultados que forem sendo obtidos. Os dados servirão de feedback no aprimoramento das ações.

Outras estratégias a serem inseridas deverão focar o projeto pedagógico. Uma nova disciplina – Empreendedorismo e Liderança necessitará ser acrescentada ao currículo, logo a partir dos primeiros anos de escola, para ajudar na elaboração do projeto de vida e formação do cidadão – autoconhecimento dos alunos, proatividade, automotivação, escolha de valores humanos elevados, educação emocional de crianças e jovens.

Edinaldo Marques
Engº Civil, Professor e Consultor
@EdinaldoMarques  

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