quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Gestão pública moderna


Um dos motivos das gestões públicas enfrentarem inúmeros problemas, que se acumulam ao longo do tempo, é o não uso de paradigmas modernos. A maioria dos estados e municípios continua adotando métodos administrativos utilizados no século XIX até metade do século XX.


Na atualidade – século XXI, diante da complexidade e das turbulências constantes na economia, é indispensável adotar um método eficaz em todos os níveis: pessoal, interpessoal, gerencial e organizacional.

Alguns acham que a redução dos repasses feitos pelo governo federal – FPE ou FPM são a única causa das deficiências atuais. Sem dúvida, isso afeta estados e municípios. Porém, é preciso criar sistemas e subsistemas administrativos, que permitam fazer o dever de casa, isto é, comprometer servidores efetivos e comissionados, ter foco, usar visão sistêmica, empreender, definir com clareza objetivos, segmentar as ações, estabelecer prioridades de curto, médio e longo prazos etc.

O primeiro passo de uma gestão que pretenda alcançar no final do governo os melhores resultados é a elaboração de um plano de administração estratégico. Paralelamente, ações devem ser implementadas buscando sempre uma maior produtividade e atendimento aos anseios da população.

Projetos executivos de pequeno, médio e grande porte deverão ser desenvolvidos para buscar recursos a nível do governo federal e/ou internacionais.

Nos diagnósticos administrativos realizados em diversas áreas dos governos notam-se que as carências de funcionamento têm várias causas e uma delas consiste na falta de confiança entre o gestor principal e seus auxiliares ou subordinados. Quando o gestor apenas gerencia, mas não lidera, formam-se organizações informais dentro das pastas, que dificultam o andamento dos processos.

Estados e municípios poderiam atender às necessidades essenciais e dar melhores respostas à sociedade, se começassem a administrar com métodos voltados ao mundo moderno. Sem isto, drogas, insegurança, educação de baixa qualidade, estradas e ruas esburacadas, caos no trânsito e tantas outras mazelas continuarão sendo uma realidade.


Edinaldo Marques
Professor e Consultor
@EdinaldoMarques
edinaldo_melo50@hotmail.com

Nenhum comentário: