quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Trânsito em Maceió



O crescente caos no trânsito de Maceió não deve ser tratado com amadorismos, “achismos” ou improvisações. Exige profissionalismo técnico, administrativo, integridade e soluções, que para serem corretas precisarão partir de paradigmas também corretos. Caso contrário, jamais chegar-se-á a uma condição satisfatória.


Alguns dados são essenciais para um planejamento de transportes e trânsito, como por exemplo, o número diário de viagens e suas origens-destinos. Outro ponto muito importante é considerar como prioridade o transporte público de massa e os meios não motorizados de mobilidade – deslocamentos a pé e de ciclistas.

Sem visão sistêmica e sem buscar integração das modalidades de transportes, obras isoladas não atenderão ao objetivo. O planejamento precisa ser para toda a cidade. A partir daí, elaborar projetos, sequenciar as obras, ações e intervenções necessárias de acordo com prioridades e orçamentos disponíveis.

Pode-se fazer um brainstorm e/ou audiências públicas para ouvir a população em geral, coletar ideias e/ou propostas, envolver as pessoas e permitir que participem das soluções. Mas as definições ou decisões finais precisam ser técnicas, administrativas e eficazes, para que atendam ao esperado.

Não é só com uma licitação pública de linhas de ônibus ou implantação de VLT na avenida Fernandes Lima que se vão resolver os problemas. Fatores como educação, fiscalização eficiente, semáforos interligados com ondas verdes, melhoria nos pavimentos das vias, intervenção em pontos críticos com soluções específicas, sinalização constante em pontos de passagem de pedestre, uso da tecnologia, redes de comunicação etc, são fundamentais para um bom funcionamento do trânsito.

Com interesses não confessáveis, visão distorcida, desvios de conduta, falta de confiança da população nos dirigentes, coragem para adotar o caminho certo, jamais haverá as respostas esperadas pela população em geral – motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas e deficientes físicos.

Edinaldo Marques
Engº Civil, Professor e Consultor
@EdinaldoMarques
edinaldo_melo50@hotmail.com  

Nenhum comentário: