Política, Administração, Economia, Cultura e todos os aspectos da Sociedade comentados e criticados aqui! Exponha também sua opinião
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
País do apagão
O Brasil vive numa fraca democracia. É o país das injustiças, das leis mortas, da corrupção escandalosa, da impunidade, da falta de educação de qualidade, do caos na saúde, da insegurança, dos soterrados e desabrigados das chuvas, dos apagões de energia. Será que também é o país dos sem cabeça?
Costumamos dizer que as pessoas por aqui são maravilhosas. O problema é a qualidade do que elas pensam - se é que pensam, e aquilo que cai no imaginário e passam a achar verdade.
Somente conhecemos três verdades absolutas: 1ª) todas as pessoas morrerão um dia; 2ª) mudança – é preciso mudar sempre e para melhor. Aliás, isto faz parte da teoria de Darwin – todos os animais que não se adaptaram as mudanças ambientais foram extintos; 3ª) escolha – a cada momento, escolhemos algo: em quem votar, com quem casar, o que comer, o que vestir etc.
Tudo mais que acreditamos ser verdade poderá ser questionado. Depende da percepção que cada um tem. E nem sempre o mapa ou modelo mental, que está nas cabeças das pessoas, é correto. Mas elas, às vezes, não admitem questionamento. Nem sabem que se movem a partir de seus mapas mentais. Para evoluirmos é preciso começar a pensar sobre o próprio pensamento, caso contrário, jamais sairemos do "atoleiro"?
Vamos exemplicar melhor. Se alguém disser que existe vida após a morte – como alguns defendem esta tese, poderá aparecer alguma pessoa para questionar. E o defensor da tese não terá como provar, pois ainda não morreu. Logo, isso é apenas uma crença, que poderá ser questionada. Quase tudo é questionável.
O Brasil vai continuar a ser sempre o país dos sem terra, sem teto, sem comida, sem saúde, sem educação, sem água, sem luz, sem estradas confortáveis e seguras, sem justiça social, enquanto não adotar um processo cultural de administração, que foque primeiro a eficácia e depois a eficiência. Deve começar pelas pessoas, nas famílias e se estender às empresas/organizações, nas políticas públicas e sociedade de um modo geral. Não há outro caminho para mudar os resultados atuais.
EDINALDO MARQUES
Engº Civil, Consultor e Professor
@EdinaldoMarques
edinaldo_melo50@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário