quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Urbanização de favelas

Passarela na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro (Foto: Felipe Dana/AP)

A cada momento uma nova favela pode estar se instalando ou se expandindo em alguma cidade do País. Isto é reflexo ainda do período escravagista ocorrido no Brasil no final do século XIX. Outros fatores responsáveis são o déficit habitacional, a má distribuição de renda e a falta de políticas públicas eficazes que mantenham o homem no campo.

A consequência é a assustadora transferência do homem do sertão, que sem a posse da terra, sem trabalho e com a seca, desloca-se para as cidades na tentativa de garantir a sua sobrevivência. A crise social faz com que pessoas, sobretudo oriundas das áreas rurais, venham para a cidade à procura de oportunidades, de uma vida mais digna.

Os estudos sobre motivação humana demonstram que o que mais motiva o homem é a sua necessidade de sobrevivência. Quando isto está em jogo, o ser humano luta ou foge. No caso da crescente favelização no País a segunda opção tem sido a mais escolhida.

Regiões urbanas com ocupações desordenadas apresentam baixa qualidade de vida e moradores com um poder aquisitivo muito limitado – menos de um salário mínimo, onde as edificações são feitas sem a técnica adequada e sem levar em conta aspectos urbanísticos.

Geralmente são nos morros e nas grotas os locais escolhidos pelas pessoas para construir favelas. São áreas de topografia acidentada, onde as construções ocorrem em terrenos invadidos e sem regularização fundiária.

Por ser uma região em geral caracterizada por uma ocupação desordenada do solo, faz-se necessária a intervenção do poder público e, de preferência, logo no início, quando a favela começa a se instalar.

O grande problema é que as favelas se instalam sem a orientação ou fiscalização. Habitações, às vezes, sub-humanas, são construídas sem as instalações de água e energia, esgoto, coleta de lixo, drenagem de águas pluviais e sem mínimos critérios urbanísticos.

As soluções para os problemas de favelas no Brasil passam necessariamente pela urbanização das já existentes e pela implantação de programas de engenharia pública, associados a projetos específicos de melhoria da qualidade de vida.

A ocorrência de favelas é uma realidade, porém o que não é aceitável é a falta de serviços públicos como saneamento básico, segurança, creches e educação ambiental, fatores indispensáveis na criação de dignidade às pessoas que vivem nesses locais.



EDINALDO MARQUES
Engº Civil, Consultor e Professor
edinaldo_melo50@hotmail.com
@EdinaldoMarques (twitter)

4 comentários:

Acacia disse...

Olá Edinaldo
Tudo bem! Achei muito legal seu blog, sempre procuro buscar informação na internet e achei seu blog por acaso em cima leitura sobre urbanização. Acho que os blogs devem ter bom tema para a gente ler e questionar.
Muito bom este texto, e acrescento O Brasil é um exemplo de grande nível de desigualdade social trazendo conseqüência na área habitação popular. Cabe o governo procurar igualar a sociedade. Em educação e investir principalmente em moradia digna e saneamento básico para toda esta área. Vamos trocar idéia, também sou engenheira e deixo aqui um site muito bom que trás muito texto de boa qualidade, feito seu blog. Lá você vai encontrar meu depoimento em vários textos. Ao entrar no site ao lado direito tem um blog Deu na Telha. Faz parte da engenharia e trás muita informação para toda população que quer construir. Vou continuar lendo seu blog.
Abs.
Enga. Civil Acácia

Acacia disse...

Olá Edinaldo
Tudo bem! No texto anterior esqueci de colocar o site no qual tinha comentado do BLog Deu na Telha do diretor da Tecpro Engenharia, Eng MArcelo Guido. Aqui deixo www.tecproengenharia.com.br. Quero trocar ideias e dar sugestões na seu blog, gosto da engenharia e com certeza vamos aprender mais ainda sobre a engenharia. Abs Enga Acácia

Anônimo disse...

Olá Acacia, bom dia!
Desculpe, pois só agora vi seus comentários. Muito obrigado por ter visitado e comentado meu blog. Procuro compartilhar ideias, no sentido de que possamos evoluir juntos.
Obrigado também por sugerir o site www.tecproengenharia.com.br, com o blog Deu na Telha. Vou ler os textos lá existentes.
Um forte abraço e muito sucesso.
Meu twitter: @EdinaldoMarques, facebook: @EdinaldoMelo, email: edinaldo_melo50@hotmail.com
Fone 82-9981.2148

Ismar Bezerra disse...

Bom dia mestre! primeiramente quero parabenizá-lo pelo seu excelente blog. Quero também, dizer que já tive o privilégio de ser seu aluno na então denominada ETFAL, Escola Técnica Federal de Alagoas, não sabendo precisar no momento o ano específico, mas, estudei lá no período entre 1978 à 1981. Ao ler sobre o assunto Urbanização das Favelas, me veio a ideia de fazer um programa para urbanizá-las as mesma. A ideia é basicamente provocar a comunidade acadêmica, empresarial e os Governos, principalmente o municipal. O tema seria "Adote Uma Favela". Como séria? A cada favela adotada, as Instituição fariam um projeto global para aquela favela adotada e, os membros dos Docentes e Empresários adotaria uma unidade habitacional e colaboraria com os custeio na medida do possível com os custos dessa obra. A prefeitura entraria com o maquinário, mão de obra e também com parte dos custeios. A ideia é não só esperar pelo Poder Público e todos contribuir um pouco com aqueles que precisam de não apoio. Obrigado pela oportunidade. O meu e-mail para contato é: smarpol@hotmail.com.