domingo, 31 de janeiro de 2010

Como melhorar o relacionamento na empresa?


O que mais corrói o relacionamento entre pessoas é o baixo nível de confiança. Quando esta não existe, ou é mínima, a produtividade tende a diminuir, assim como a criatividade. E estes fatores impossibilitam a sustentação de bons resultados.


Se você deseja melhorar o seu relacionamento dentro da empresa monte um plano de ação para conquistar a confiança. Como fazer isto?


A base da confiança é a confiabilidade, medida pelo seu caráter e competência. A confiança ocorre entre pessoas. Já a confiabilidade é pessoal. Pessoas confiáveis têm credibilidade.


Pense numa pessoa em que você confia muito. Verifique como é fácil delegar tarefas para esse colaborador. Os resultados são mais ágeis e melhores. Já o contrário, quando ocorre, veja os resultados: não existem, porque há dificuldade de delegar.


Portanto, se você decide construir um plano de ação para aumentar a sua confiabilidade é preciso trabalhar comportamento, atitude e seus valores pessoais. Trata-se de escolhas que fará e deverá colocar em prática.


Uma pessoa confiável é:
- Íntegra;
- Sincera;
- Demonstra respeito;
- Cria transparência;
- Corrige erros;
- Demonstra lealdade;
- Entrega resultados;
- Melhora sempre;
- Enfrenta a realidade;
- Esclarece expectativas;
- Pratica a responsabilidade;
- Escuta primeiro;
- Honra compromissos;
- Confia.


Uma das coisas que mais as pessoas gostam é de ser ouvidas. Se alguém lhe procura para dizer algo, escute com atenção e agradeça pelo feedback. Não considere que isso é perda de tempo. Pelo contrário! No início pode até parecer perda de tempo, mas logo perceberá o quanto foi positivo ouvir.

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor da Ufal, Mestre em Administração, Consultor e Palestrante
edinaldo_afonso@hotmail.com

Um comentário:

ERISVALDO VIEIRA disse...

Importantes dicas de sustentabilidade interpessoais.