quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Priorize seu desenvolvimento


É uma necessidade aprender, desaprender e reaprender continuamente. Precisamos questionar a todo instante aquilo que acreditamos ser real. Possuímos muitas crenças que não têm veracidade. O difícil é admitir isto e refletir no sentido de substituir por outras melhores. Quem consegue ter essa humildade tende a chegar mais longe.
Mesmo para aquelas pessoas que estão no serviço público, que têm estabilidade na carreira e que já possuem vários anos de experiência no exercício de diversas funções, é fundamental decidir investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Se não houver incremento salarial, haverá melhoria na qualidade de vida, pois poderão perceber questões do trabalho e da vida de um modo diferente.
O que somos e aonde poderemos chegar é originado em nossa mente. Enquanto vivermos teremos a oportunidade de mudar alguma coisa que pensamos estar certo e passarmos a ter mais sucesso e felicidade. Novas oportunidades poderão ser identificadas e seguidas.
Decidir entrar num programa de T & D – Treinamento e Desenvolvimento é uma escolha das mais importantes no mundo em que vivemos. Quase tudo muda rapidamente e novas habilidades são requeridas.
O nosso processo de sistematização, de fazer mais coisas com o mesmo tempo de que dispomos – 24 horas diárias, precisa ser atualizado continuamente.A motivação que está dentro de cada um poderá ser ainda mais estimulada através do processo de aplicação de um T & D.
Não adiantam apenas palestras ou workshops que façam as pessoas rirem. É importante que para cada treinamento seja apresentado um processo com as ferramentas, que facilitarão a aplicação no dia-a-dia e que permitirão a implementação de novos hábitos.
É comum empresários e dirigentes públicos mandarem seus colaboradores e servidores para participar de algum congresso, palestra, treinamento, sem antes ter um diagnóstico de necessidades, planejamento de prioridades e sem fazer a avaliação dos resultados, após a participação da equipe. Nesses casos os eventos podem funcionar simplesmente como terapia ocupacional.
Por isso é que é necessário planejar e procurar saber se algum processo será apresentado. Dessa forma o treinamento tende a ser mais eficaz.
EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor da Ufal, Mestre em Administração, Consultor e Palestrante

Nenhum comentário: