quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Administrador profissional


9 de setembro é o dia do administrador. Nossas homenagens àqueles que exercem essa profissão e colocam em prática teorias administrativas, métodos, ferramentas e processos que transformam objetivos em resultados. A ciência da administração moderna é, sem dúvida, o caminho para a sustentabilidade.

Ainda hoje, em pleno século XXI, num mundo complexo, veloz, incerto, cheio de turbulências e de mudanças constantes, várias empresas públicas e privadas brasileiras são administradas no improviso, sem o profissionalismo necessário, para que resultados positivos possam ser alcançados muito mais rapidamente e com menores recursos financeiros.

O que observamos são pessoas que não dominam processos eficazes de gestão ocuparem funções estratégicas complexas, sem terem as competências mínimas necessárias para o exercício do cargo. Fazem alguma coisa, mas deixam de fazer muito mais, desperdiçam tempo e dinheiro, vivem no paradigma do “errar é humano”, não sabem como gerenciar pessoas, contribuem para um clima de alta desmotivação e de baixa produtividade.

Se necessitarmos fazer uma cirurgia cardíaca, por exemplo, certamente, procuraremos um médico cardiologista com experiência e resultados comprovados. Entretanto, no exercício de tarefas administrativas, o que mais vemos são profissionais – graduados ou não, de diversas especialidades, sem visão sistêmica e holística, sem o domínio de processos e ferramentas eficazes de liderança e gestão, exercerem posições de comando. A consequência está nos resultados. A lentidão com que as ações são postas em prática é enorme. Falta a prática correta da técnica de planejamento, execução, foco, gestão de pessoas e processos.

O atendimento às necessidades básicas da população, como educação, saúde, segurança, habitação..., é feito a conta-gotas. Alguns dirão que é por falta de dinheiro. Mas, os recursos financeiros, apesar de fundamentais, não são a causa principal. Esta, passa pelo amadorismo administrativo, aliado à falta de ética.

Alguns pontos precisam ser do domínio daqueles que ocupam funções administrativas: como exercer a liderança intrapessoal – liderar a si? como exercer a liderança interpessoal? como gerenciar com eficácia nos dias atuais? como elaborar um planejamento? como definir prioridades? como inspirar servidores ou colaboradores para que trabalhem comprometidos e motivados? como promover motivação duradoura? como administrar o tempo com eficácia? como aumentar a produtividade de uma equipe? como praticar a proatividade? como trabalhar em equipe? como conseguir a excelência no serviço público ou privado? como criar sinergia entre os membros de uma equipe? como promover inovação? que paradigmas devem ser utilizados para uma gestão de resultados no século XXI?

Enquanto isso não for realidade, vamos ser esse país rico, com tantas possibilidades de crescimento, mas com resultados tão lentos, aonde a ineficácia e ineficiência são visíveis.

Edinaldo Marques
Engº Civil, Mestrado em Administração e Consultor

Nenhum comentário: