quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Subutilização do servidor


A maioria da força de trabalho dentro do serviço público brasileiro tem mais talento, capacidade de produção e criatividade do que aquilo que é colocado em prática diariamente. A mentalidade da era industrial – séculos XIX e parte do século XX, que considerava as pessoas como coisas e tinha no controle a estratégia para garantir a produção, nos dias atuais, continua impregnada na cabeça de muitos administradores públicos. Isso provoca desperdícios incalculáveis à população brasileira, não perceptíveis aos que exercem chefias.

Para chegarmos a um desempenho superior e sustentável é preciso treinar chefes e servidores públicos, para que liderem mais e chefiem menos, adquiram o hábito de focar e executar as prioridades a serem atingidas, sejam mais proativos, confiáveis, aumentem a velocidade da confiança interpessoal e incorporem novas competências.

Essa decisão, se tomada em cada órgão da administração pública, promoverá maior comprometimento, motivação e sinergia, o que aumentarão os resultados. Haverá redução na burocracia e respostas mais rápidas serão dadas para os inúmeros problemas da população – segurança, educação, saúde, transportes...

Edinaldo Marques
Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: