domingo, 17 de outubro de 2010

A lição do resgate dos mineiros no Chile


O sucesso do resgate de 33 mineiros no Chile, que ficaram presos na mina San José durante 69 dias – quando o último foi retirado, emocionou o mundo e deixou várias lições. A principal é a importância do trabalho de um líder, a fim de que o objetivo possa ser alcançado.
Há uma teoria de liderança situacional, que demonstra ser o líder ideal uma função do indivíduo, do grupo e da situação. No caso do líder Luis Urzúa (54 anos), que foi o último mineiro a ser resgatado, suas revelações para superar todos os obstáculos merecem reflexão: calma – autocontrole (uso da inteligência emocional), persistência, fé em Deus, meditação, trabalho em equipe... A decisão de Urzúa de ser o último a deixar a mina foi uma demonstração de grandeza e é digna de um líder.
Há os que apenas comandam equipes, pessoas ou nações. Mas, há ainda, os que comandam e lideram baseados em princípios. Isto faz uma enorme diferença.
Como o Brasil poderia ser um país muito melhor se seus dirigentes agissem como líderes verdadeiros! Recursos para melhoria em todos os sentidos – educação, saúde, segurança, transportes..., não faltam. Basta ver os números do impostômetro instalado na Federação do Comércio em São Paulo. Faltam apenas 12 dias para atingirmos a impressionante cifra de 1 trilhão de reais. Estamos em outubro de 2010 e daqui a 12 dias essa montanha de dinheiro fará parte da arrecadação tributária deste ano. Imaginem se esses recursos fossem aplicados com eficácia e com menos corrupção!
Temos recursos para resolver todos os problemas. Só nos faltam verdadeiros líderes, pessoas com clareza de visão, missão, valores elevados e grandeza.

Edinaldo Marques
Professor e Consultor
Especialista na formação de líderes
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: