quarta-feira, 20 de julho de 2011

Como resolver o caso Dnit?


O que ocorre dentro do Dnit e do Ministério dos Transportes, que são alvos de sucessivas notícias por parte da imprensa do país em virtude dos fortes indícios de corrupção, é algo quase endêmico. É preciso coragem e vontade política para acabar o problema. Até o presente, já ocorreram 15 demissões nos últimos dias.

Na verdade, sempre foi assim ao longo da história dos governos. E não é apenas no governo federal. Os governos estaduais e municipais, também são semelhantes (principalmente na área de infraestrutura).

Como o País atualmente está com mais capacidade de investimento, ficam mais evidentes os casos de desvios de recursos públicos. O Dnit trabalha com obras, o que significa um alto volume de recursos orçamentários envolvidos.

Todos sabem, que é exatamente com obras, onde as pessoas e/ou governos têm mais facilidade de promover o enriquecimento ilícito ou fazer caixa dois para campanhas.

Isto somente estancaria, se fosse implantado um sistema de controle de elevada eficácia com auditorias técnicas permanentes e comandadas por um gestor realmente idôneo e que, de preferência, percebesse um salário elevado, para não cair na tentação de se envolver no sistema. Caso contrário, podem anotar, a imprensa esquece um pouco o Dnit, e logo, as propinas continuam.

É propina na elaboração do projeto, na licitação para execução da obra, durante a execução, na aprovação de aditivos...

Se as medidas necessárias não forem tomadas, com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, aonde vamos parar?

Edinaldo Marques
Engº Civil, Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques
www.facebook.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Complicado mesmo... Medições aprovadas tb por dinheiro de propina! Enquanto isso a carga tributária cada vez mais elevada, afinal, só tirando mais do trabalhador para amenizar o tamanho do buraco aberto nas contas públicas! Parabéns pelo blog!