terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Inundações e deslizamentos


As chuvas que caem em Belo Horizonte e algumas outras cidades do País têm feito novas vítimas e provocado diversos prejuízos materiais.

Tudo ano o quadro se repete. Isto é consequência da falta de ações preventivas por parte do poder público e da própria população. Ocupações indevidas do solo, excesso de áreas que não permitem a infiltração da água, falta de arborização, lixo jogado nas ruas e córregos, tudo isto, contribui para as inundações e deslizamentos.

Algumas providências, como a limpeza de linhas d’água, bocas-de-lobo, galerias, desobstrução de bueiros, além da manutenção do sistema de drenagem, mesmo se forem adotadas eficientemente, minimizarão os efeitos provocados pelas chuvas, mas não resolverão os problemas. Serão apenas paleativos, que servirão para criar novos ralos do dinheiro público.

A pergunta que surge é a seguinte: afinal, existe solução? A resposta é sim. Primeiro, é preciso haver decisão política. Coragem dos governos para atacar o problema e adotar a solução correta. Enquanto não existirem ações preventivas, educacionais e algumas obras de engenharia necessárias à melhoria do sistema de micro e macrodrenagem, os resultados continuarão sendo os mesmos.

Situações semelhantes ocorrem em muitas outras cidades brasileiras. A solução sustentável, em qualquer caso, passa por educação, prevenção, planejamento e execução de obras de engenharia.

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: