Política, Administração, Economia, Cultura e todos os aspectos da Sociedade comentados e criticados aqui! Exponha também sua opinião
segunda-feira, 22 de abril de 2013
É preciso cuidar mais da limpeza
Há pequenas coisas, que são de grande importância e podem ser postas em prática por uma gestão municipal, mas que, às vezes, podem passar desapercebidas pela população: o serviço de limpeza do meio-fio das vias, linhas d’água e do canteiro central da principal via de chegada e saída de Maceió, avenida Fernandes Lima.
Desobstruir a seção de escoamento das águas da chuva e manter meio-fio pintados é uma providência, que tem quatro aspectos positivos: limpeza pública, maior segurança, drenagem urbana e melhoria do aspecto visual.
A prefeitura e a população poderiam fazer um pacto, definindo os pontos de responsabilidade do município e aqueles da competência de cada morador. É desagradável ver a cidade de Maceió apresentar qualquer entulho (areia mais mato) ou materiais recicláveis (latinhas e copos descartáveis) na linha d água das vias, entrada das caixas coletoras.
A solução para uma limpeza eficiente do lixo em Maceió depende de todos. O município pode fazer a sua parte, melhorar o sistema de operação de recolhimento do lixo, introduzir novas lixeiras nas vias públicas para que o lixo seja devidamente depositado. Falta a cooperação de parcela da população, que insiste em colocar lixo nas ruas. A sociedade precisa colaborar mantendo a cidade limpa, conscientizar-se que limpeza pública é saúde, entender que o serviço de limpeza é financiado pelo povo, a partir do recolhimento dos impostos.
Ainda no domingo (21 de abril de 2013), quando caminhávamos na orla de Maceió - trecho da avenida Silvio Viana, a linha d’água estava tomada por copos de água mineral jogados na rua. Um absurdo!
Tanto na orla da pajuçara, como na periferia da cidade, a limpeza pode melhorar. O trabalho de manutenção de vias e de toda cidade deve ser constante e levar em consideração, que cidade limpa é aquela que não se suja.
O inverno dá sinais de que pode estar próximo e vamos ter menos problemas com a microdrenagem.
Para uma cidade que depende essencialmente do turismo para crescer economicamente, a limpeza pública é uma questão de sobrevivência. Uma recente pesquisa constatou que a maior exigência do turista internacional quando vem ao Brasil é o item limpeza.
Edinaldo Marques
Engº civil, professor e consultor
@EdinaldoMarques (twitter)
@EdinaldoMelo (facebook)
edinaldo_melo50@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário