segunda-feira, 22 de abril de 2013

Como você decide?



Cada um de nós tem um imenso poder: o de decidir. E, este, não pode ser repassado para nenhuma outra pessoa. Cabe a nós escolher o que fazer com a nossa vida. Somos a força criativa do nosso próprio destino. Não é correto dizer que a culpa por qualquer coisa é da sociedade, do governo ou dos pais. O que temos, ou alcançamos na vida, é consequência daquilo que decidimos. Afinal, em essência, somos seres pró-ativos, mesmo que não queiramos reconhecer.

A história seguinte traduz o que dissemos antes: “Havia um viúvo que morava com suas duas filhas curiosas e inteligentes. As meninas sempre faziam muitas perguntas. Algumas, ele sabia responder, outras não. Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandou as meninas passarem as férias com um sábio que morava no alto de uma colina. O sábio sempre respondia todas as perguntas sem hesitar. Impacientes com o sábio, as meninas resolveram inventar uma pergunta que ele não saberia responder. Então, uma delas apareceu com uma linda borboleta azul que usaria para pregar uma peça no sábio.

– O que você vai fazer? – perguntou a irmã. – Vou esconder a borboleta em minhas mãos e perguntar se ela está viva ou morta. Se ele disser que ela está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la e esmagá-la. E, assim, qualquer resposta que o sábio nos der estará errada!

As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio, que estava meditando.

– Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me, sábio, ela está viva ou morta?

Calmamente o sábio sorriu e respondeu:

– Depende de você. Ela está em suas mãos!”

O que alcançamos de bom ou de ruim tem uma explicação. Na vida real o que impera é a "lei da fazenda". Temos que preparar o terreno, plantar a semente, fertilizar, cultivar, aguar, semear para poder colher.

A maior e mais difícil batalha da vida ocorre dentro de nós mesmos. E a mais difícil vitória é a do eu.

Edinaldo Marques
Engº Civil, professor e consultor
@EdinaldoMarques (twitter)
@EdinaldoMelo (facebook)
edinaldo_melo50@hotmail.com

Nenhum comentário: