segunda-feira, 22 de abril de 2013

Só pessoas competentes, resolvem?



Se analisarmos casos de sucesso ocorridos em diversas organizações ou empresas chegaremos a uma conclusão: contar só com pessoas competentes não resolvem os problemas. Onde resultados são positivos e sustentáveis existe a presença de alguém, que inspire e libere outros talentos: uma liderança verdadeira e eficaz. Nos dias atuais, um líder eficaz produz enorme diferença e sua presença é indispensável para melhorar o desempenho da empresa ou do órgão público e alcançar melhores resultados.

Entre outras características, um líder eficaz, hoje, precisa ser uma pessoa ética e ter uma visão ampla do mundo, entender a realidade do mercado, ter coragem para tomar decisões, entre inúmeras outras virtudes.

Para que dê certo no comando o líder precisa ter credibilidade, ou seja, o responsável pela liderança deve demonstrar com ações e, principalmente com exemplos, que merece a confiança. Este é o ponto indispensável para que os colaboradores e/ou servidores passem a compartilhar as ideias do seu líder.

O chefe é a pessoa que dá a decisão final. Nos diversos setores das empresas outros coordenadores assumem a gestão das pessoas. Se esses cargos forem exercidos por pessoas que, além de chefiar, também liderem com eficácia, os papéis a serem desempenhados deixam a desejar.

E quais são as características e competências? Qualquer um pode ser líder? As pessoas que chegam ao topo da empresa são líderes? Vamos responder a cada uma dessas interrogações.

Líderes são pessoas muito especiais. Possuem alta credibilidade, como já dissemos. São, na verdade, super-pessoas. Por isto é que são tão poucos e tão procurados. Não abrem mão de princípios, são empreendedores, estrategistas, planejadores, criativos, perseverantes, acessíveis, contadores de histórias, solucionadores de problemas, críticos, têm foco, refletem os erros cometidos, absorvem a adversidade, conseguem mudar continuamente, constróem alianças, têm energia, inspiram outras pessoas, usam o poder de maneira responsável e justa etc.

Porém, uma pessoa comum, pode se transformar num líder. A liderança, por ser uma virtude, pode ser incorporada por qualquer pessoa. Logo, não é correto dizer que alguém já nasce líder. Na verdade, os atributos de liderança são adquiridos ao longo da vida e de diversas maneiras.

No dia em que entendermos com clareza a importância do papel dos líderes eficazes na gestão de órgãos públicos e de empresas, daremos um passo decisivo no sentido de mudar os resultados desse país. O Brasil tem tudo para ser uma grande nação. Mas isto somente se tornará uma realidade, quando tivermos muitos líderes eficazes nos comandos.

Outro ponto importante: o líder ideal depende do grupo a ser comandado e da situação. Portanto, nem sempre o líder com melhores características atende com a mesma eficácia a uma dada situação.

São muitas as pesquisas sobre as virtudes de uma liderança. Este tema deveria ser estudado já no ensino básico e fundamental. Também nos cursos de nível superior, seja qual for a área do conhecimento, o assunto liderança deveria estar presente. Infelizmente, isto não ocorre.

Existe um modelo ultrapassado, mas ainda muito empregado no Brasil. As pessoas administram apenas com a intuição ou falsa experiência. E o pior: não sabem liderar corretamente e nem entendem que a liderança sempre deve vir antes da gestão. Nem sempre as pessoas que chegam ao topo de uma organização são as mais aptas para exercer a liderança.

Possuir em uma empresa ou órgãos públicos pessoas apenas competentes não resolverá o problema. Além de técnicos competentes é necessário talento e várias outras habilidades. Sem dúvida, a principal habilidade é a liderança.

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor e Consultor
@EdinaldoMarques (twitter)
@EdinaldoMelo (facebook)
edinaldo_melo50@hotmail.com

Um comentário:

José Carlos Bortoloti disse...

Mestre Edinaldo!

O homem precisa novamente aprender a trabalhar em vez de viver por conta pública. M.Tulio Cesar 45 aC.

Concordo.

Obrigado por compartilhar sua sabedoria.

Afetos do sul

José Carlos Bortoloti
Passo Fundo - RS -
www.epensarnaodoi.blogspot.com.br