domingo, 7 de junho de 2009

Caminho da paz

Você tem notado como vem aumentando o uso de drogas? E o número de assaltos, assassinatos, estupros, conflitos familiares, desavenças no ambiente de trabalho, brigas nas escolas, confusões no convívio social? O que cada um pode fazer para evitar que os distúrbios da vida venham a nos atingir? Como mudar a situação de desequilíbrio e mal estar hoje vivida em muitas famílias, organizações e cidades?
Às vezes, achamos que nada vai nos alcançar. A verdade é que hoje, quase todo mundo com quem conversamos, tem algo a dizer sobre alguma situação de medo ou perigo vivenciada, em consequência da atual instabilidade. Muitos já não sabem mais como encontrar a paz interna e externa.
Se quisermos melhorar esse estado de coisas, existe um e somente um caminho: o do amor e do respeito aos princípios éticos.
O amor cura, une, nutre, educa, entusiasma, alivia, mobiliza e possibilita a vida. Basta o amor de uma única pessoa para curar o ódio de milhões.
Quando não conseguimos amar ao próximo é porque temos dificuldades de amar a nós mesmos.
Precisamos nos desarmar emocionalmente. Tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Esta é a regra de ouro da ética.
A escolha do caminho a seguir é de cada um. A liberdade de escolha é o maior poder que possuímos.
Trilhando esse caminho, seremos um dia dignos de sermos chamados “seres humanos”.

EDINALDO MARQUES
Professor da Ufal, Palestrante e Consultor

Nenhum comentário: