sexta-feira, 12 de junho de 2009

Meninos de rua e sem direção

É crescente o número de garotos e adolescentes rejeitados por suas famílias e pela comunidade aonde vivem, considerados encrenqueiros, sem terem objetivos de vida, ou seja, uma direção, que os possa conduzir a um futuro melhor.
Na verdade esses jovens são vítimas da desigualdade social, da falta de políticas públicas e execução eficaz, da ausência de uma boa educação familiar dada pelos pais e mães. Diante do vazio em suas vidas, sem saberem para onde se conduzir, esses garotos se transformam em alvos fáceis e tendem para o mundo das drogas e dos crimes.
Situações reais de comunidades, que viviam numa extrema pobreza e que conseguiram dar a volta por cima, podem ser usadas como modelo. Casos diversos existem em vários locais do planeta.
No Brasil, assim como no continente africano, há exemplos de como o problema pode ser vencido. Em Kampala – Uganda, na África, uma comunidade muito pobre conseguiu superar as suas dificuldades, a partir de algumas ações e treinamento, ou seja, orientação. Os garotos passaram a enxergar, que tudo é possível com dedicação.
O sucesso desse trabalho foi fazer com que os garotos entendessem, que o que tem na mente, é o que forma o futuro de cada um, ou seja, a "vida está em suas mãos". Tudo o que se queira alcançar, com vontade e treinamento, pode ser obtido.
Dois valores foram incorporados à vida dos adolescentes: amor e tolerância.
Pode-se adotar o mesmo processo aqui em Alagoas, particularmente, em Maceió. Basta querer e saber como fazer.

2 comentários:

Unknown disse...

No Brasil "não" exite educação nem saúde publica por causa da ganancia e do egoismo dos politicos brasileiros, principalmente, alagoanos. logo, resta a população menos favorecida buscar alternativas para sobreviver. Como não possuem qualificação para obter um trabalho bem remunerado (diga-se quase escravo), resta um caminho, mais facil e rapido de obter dinheiro - O CRIME. O problema que a população só faz "cara feia" para os pobres e "injustiçados", enquanto, aos politicos que possuem inumeras propriedades e só desfilam de carro importado com o dinheiro publico, nada fazemos. Talvez, somos a geração mais burra e preguiçosa da historia do nosso PAIS. Sabemos o problema, temos a solução e nada fazemos. Alias, só reclamamos!!! Um Grande abraço Sr. Edinaldo. Seu blog tá massa, mas vc ta muito comportadooo. Pau NELESS!!! hehehe

Anônimo disse...

Professor Edinaldo

Seus textos nos fazem refletir sobre os grandes problemas do país. É uma pena que pessoas como o sr. sejam substituídas por gente que só quer se dá bem e não está nem aí para o povo.
Att, Indignada