quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Competência do "eu"



Um dos maiores problemas das pessoas e dos profissionais nos dias de hoje é a falta de autoconhecimento. Ter clareza em relação às questões: Quem eu sou?; Qual o meu objetivo de vida?; Qual a minha missão de vida?; Como andam os meus pensamentos?; Como tenho controlado ou gerenciado as emoções?; O que realmente quero da vida?; O que gosto?; O que preciso ter para ser o que exatamente quero ser?; Quais as minhas crenças limitantes?
Estas são questões que somente a própria pessoa pode esclarecer, mas que podem ser descobertas com o auxílio de psicólogos, antropólogos ou professores.
O não conhecimento do “eu”, ou seja, a falta de visão sobre você mesmo, faz com que as pessoas se comportem como se fossem barquinhos de papel num oceano sendo levadas pelas ondas, isto é, conduzidas pelas circunstâncias, rumores e sem autodomínio.
As três coisas mais importantes para a vida são: visão, missão e valores. Este é o início para uma vida sem “maquiagens”, que poderá ser equilibrada e reconhecida por todos. Tudo vai depender das escolhas que cada um faz.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Conferencista

Nenhum comentário: