terça-feira, 25 de agosto de 2009

Políticas e ações públicas



A escalada do tráfico é um tema que merece todo o foco por parte do governo e da sociedade.
Apesar de serem necessárias ações repressivas no combate às drogas, isoladamente, não conseguirão resolver o problema. É preciso combater as causas, que levam à expansão do tráfico de drogas e da onda de insegurança.
Crianças e jovens sem orientação familiar e escolar adequadas, sem conhecerem o seu “norte-magnético”, sem as condições sociais e de vida mínimas, tornam-se presas fáceis dos traficantes.
Três coisas são essenciais no sentido de implantar políticas públicas permanentes, que possam combater as causas. Primeiro, preparar pais, mães, professores e multiplicadores, para que cumpram um papel pedagógico no sentido de orientar crianças e adolescentes. Neste caso, é preciso conhecer um projeto de educação emocional, liderança pessoal e autodomínio, a fim de que a orientação repassada seja eficaz. Conversas de reflexão compartilhada, filmes pedagógicos, exemplos de outros jovens que estão em caminhos de sucesso, são peças fundamentais para permitir a revolução mental positiva e afastar a escolha por um caminho perigoso. Especialmente os professores devem estar preparados para identificar potencialidades individuais nos jovens, encaminhar e motivar.
Segundo, a criação de alternativas esportivas, culturais e de lazer nas diversas regiões da cidade.
Terceiro, a geração de emprego e renda para as famílias menos favorecidas, a fim de que necessidades básicas passem a ser atendidas.
Do ponto de vista da gestão pública é fundamental que o planejamento e a execução sejam simultaneamente eficazes. Seria muito importante que os gestores públicos conhecessem um processo de gestão, que permite os quatro níveis de eficácia: pessoal, interpessoal, gerencial e organizacional. É exatamente este o fator mais difícil de ser alcançado. O foco da gestão pública nem sempre é o atendimento às necessidades.
Sem essas condições jamais encontraremos o caminho sustentável para esse problema que cresce a cada dia.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Conferencista

Nenhum comentário: