quarta-feira, 22 de junho de 2011

A vida é coletiva


Por que sua vida não é melhor do que poderia ser? As pessoas se acomodam e acham que o bom, ou às vezes, o mais ou menos, é o ideal. Não sabem que "o bom é o inimigo do ótimo".

Em geral, tem-se um temor pela mudança. Experimentar o novo traz dúvidas. Também, os interesses individuais são quase sempre postos à frente de interesses maiores (coletivos). O paradigma egoísta - do "eu" vence o da interdependência - do "nós".

As percepções que movem as pessoas são fruto de ideologias, crenças e experiências vividas. Não significam que sejam verdadeiras. Mas, as pessoas têm imensa dificuldade de entender que as suas percepções podem não ser reais. Daí, a necessidade de se questionar aquilo que se pensa ser verdadeiro. Isto exige humildade, grandeza humana, características nem sempre cultivadas e praticadas.

É raro se desenvolver uma visão sistêmica, que permita aproximar o mundo fictício em que se vive do mundo real. O hábito da leitura e do compartilhamento de ideias, com mente aberta, são pouco comuns. No mundo atual, do individualismo e da "falta de tempo", os isolamentos têm dificultado. A consequência disso tudo são os resultados alcançados, seja na vida pessoal, profissional, na instituição aonde se trabalha, na cidade, estado ou país em que se vive. Ninguém está livre de uma tragédia em face do desequilíbrio da vida em sociedade.

Apesar da vida ser coletiva e de todos merecerem dispor de condições mínimas de dignidade, ainda se está muito distante disso. A vida começará a mudar, quando as pessoas promoverem uma mudança interior.

Tem-se tanta tecnologia, tantas pesquisas científicas, recursos abundantes, mas falta usar de modo equilibrado o racional e o emocional. Falta tolerância, amor ao próximo e caráter.

Edinaldo Marques
Engº Civil, Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: