domingo, 17 de maio de 2009

Como gerar empregos

O desemprego é conseqüência da evolução dos tempos modernos. Em plena era do conhecimento e da tecnologia, as empresas inseridas num sistema capitalista mundial buscam, de todas as formas, se manterem competitivas e auferir lucros.
Podemos dizer que um grande erro é esse sistema capitalista. Por que não substituí-lo por outro que garanta o equilíbrio mundial? Por exemplo, ao invés de capitalismo “selvagem” um capitalismo proporcional, um capitalismo que permita o êxito econômico, financeiro e político, associado às boas relações de convivência, sem tantas desigualdades sociais. Algo que busque a sustentabilidade social e a paz no planeta.
Com a automação, a disputa acirrada das empresas e a evolução da nanotecnologia, é cada vez mais comum assistirmos cortes na quantidade de pessoas dentro de uma empresa. É preciso que os empreendedores e empresários saibam que nada substitui o talento e a vontade ou força do querer. Portanto, manter pessoas inteligentes, criativas e capazes de promover a inovação constante no negócio é fator estratégico. Além disso, tem o lado da responsabilidade social da empresa. Um processo de demissão em massa traz sérias conseqüências a um país.
Uma estratégia fundamental, que pode ser colocada em prática pelo governo brasileiro para combater a falta de emprego, é desenvolver, ainda no ensino básico e fundamental, a capacidade inovadora dos estudantes. Para isto, os professores precisam estar preparados para implantar o vírus do empreendedorismo nos estudantes e ajudar a facilitar na identificação de oportunidades de trabalho. Identificar em cada aluno o seu maior sonho, aquilo para o qual demonstra ter algum dom e investir no potencial individual. Incutir na cabeça de todos os estudantes a necessidade de buscar a energia interna, que está dentro de cada um de nós – a força do querer, para que cheguemos aos nossos sonhos. Mostrar o quanto é importante estabelecer metas por escrito, a fim de facilitar a conscientização e comprometimento diário de cada um.
Todas essas iniciativas, se colocadas em prática, podem facilitar o sucesso futuro dos jovens estudantes e gerar diversos empregos e renda, diferentes do convencional.
Precisamos usar a criatividade, buscar saídas inovadoras, procurar obstinadamente perseguir soluções que reduzam os índices de desemprego no Brasil e no mundo.

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor da Ufal e Consultor

Nenhum comentário: