quinta-feira, 21 de maio de 2009

Novo julgamento em 2010

A população acompanha o trabalho efetuado pelos políticos e fará novo julgamento em 2010. Em quase todos os lares existe alguma TV e a mídia tem feito um papel importante na informação e esclarecimento dos fatos. Haverá eleição para presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Somente as prefeituras e as câmaras de vereadores estarão fora do processo eleitoral.
Será uma nova oportunidade para pensarmos na escolha dos nomes que receberão o voto. O povo tem um poder imenso, que precisa exercê-lo com toda a responsabilidade, consciência e atenção. Sabemos que na decisão em quem votar, pesa muito o nosso interesse particular. Às vezes, por conhecermos esse ou aquele candidato, ou termos recebido algum favor por menor que seja, nos esquecemos de focar a qualidade do nosso voto. Com isto, comprometemos o nosso futuro, dos filhos e netos.
Em consequência dos altos índices de pobreza e de miséria da população, da falta de educação e de conscientização do povo, da crise de valores que se alastra no país, ainda continua a prática condenável da compra e venda do voto. Isto é muito lamentável e reduz a possibilidade de termos uma vida melhor. A estratégia para diminuir essa prática é a participação mais ativa de toda e qualquer pessoa. Dedique tempo para dizer aos seus amigos, colegas e pessoas com quem lida, o que pode ser feito para mudar a vida. Só um voto consciente pode modificar os atuais resultados verificados.
Muitas pessoas não acreditam mais políticos. Como conseqüência, anulam o voto ou votam em branco. Para mudar é necessário votar, escolher os melhores candidatos. É através da política que são definidas as prioridades de ação postas em prática. A educação, saúde, segurança pública, geração de oportunidades de emprego e renda, quase tudo, depende da forma como é conduzida a política.
O futuro depende do poder de decisão de cada um de nós. Quando alguns dizem que todo político é igual, não é verdade. É sempre possível identificar as diferenças. Para isto, precisamos ampliar os níveis de politização.
Antes de votar reflita bastante e não se deixe enganar por maus políticos, que somente enxergam os seus interesses pessoais e esquecem que foram eleitos para trabalhar pelo bem coletivo.

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor da Ufal e Consultor

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo seu diversificado Blog, caro amigo Edinaldo. Na verdade as coisas do "voto" acontecem como você bem colocou: por um simples favor, por um pequeno presente, colocamos a vida de nossos sucessores em jogo, provavelmente num jogo perdido, numa viagem sem volta; enfim, num mundo pior...