sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Dê um tempo antes de agir


Uma recente entrevista concedida pelo prefeito de Maceió a uma rádio local poderá trazer consequências futuras. É preciso ter muito cuidado com o poder da mente emocional, a fim de evitar complicações judiciais.
Se não existem provas de que os defensores públicos estão recebendo dinheiro para ingressar com ações contra a prefeitura de Maceió, então, isso não poderia ter sido dito publicamente.
Diversos profissionais e políticos pagam (ou podem pagar) um preço alto, por não saberem como lidar com as emoções. Enquanto o prefeito estiver no poder, a estrutura de que dispõe o ajudará a se defender de alguma possível ação que seja movida. Porém, depois que se deixa o poder...
Jamais poderemos esquecer que temos um piloto automático comandado pela mente emocional e que nos impulsiona a agir.
Thomas Jefferson, 3º presidente da história dos Estados Unidos, dizia: "Se ficar zangado, conte até dez antes de dizer qualquer coisa. Se não tiver se acalmado, conte até 100. Se não estiver calmo mesmo depois disso, conte até mil".
No mundo animal, a vítima é o bicho lento que não controla os movimentos. No mundo humano, a vítima é a pessoa rápida que não controla as palavras.

Edinaldo Marques
Engenheiro Civil, Professor da Ufal, Mestre em Administração, Consultor e Palestrante
edinaldo_afonso@hotmail.com
emelo@ctec.ufal.br

Nenhum comentário: