quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Desenvolvimento sustentável


Este é um tema bastante discutido nos dias atuais. Por desenvolvimento sustentável entende-se um modelo econômico, político, cultural e ambiental equilibrado capaz de suprir as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Mas o que é preciso ser feito para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado?
Para isto é necessário, primeiro, planejar e ter mente que os recursos naturais são finitos. Segundo, adotar um processo capaz de tornar o desenvolvimento realmente sustentável.
Esse processo deve abranger os quatro níveis da eficácia: pessoal, interpessoal, gerencial e organizacional. Isto irá permitir confiabilidade, confiança, delegação de poder e alinhamento, fatores essenciais para que resultados sustentáveis sejam alcançados.
Se o que se pretende é a sustentabilidade, tem-se que envolver todos os atores: sociedade, órgãos públicos, empresas privadas, organizações não governamentais e a comunidade científica e tecnológica.
A execução das tarefas que levam a um desenvolvimento sustentável deve ser precedida de conscientização e treinamento. Quanto mais atributos de liderança eficaz forem incorporados ou desenvolvidos pelos atores do processo, maiores as chances de sucesso de um determinado projeto.
Alguns pontos a serem focados no processo são os seguintes: combate à pobreza, geração de empregos e renda, mudança dos padrões de consumo, habitação adequada, integração entre meio ambiente e desenvolvimento na tomada de decisões, proteção da atmosfera, abordagem integrada do planejamento e do gerenciamento dos recursos terrestres, combate ao desflorestamento, manejo de ecossistemas frágeis – luta contra a desertificação e a seca, promoção do desenvolvimento rural e agrícola, conservação da diversidade biológica, manejo ambientalmente saudável dos resíduos sólidos e questões relacionadas com os esgotos, fortalecimento do papel dos agricultores, transferência de tecnologia ambientalmente saudável, cooperação e fortalecimento institucional.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante

8 comentários:

Anônimo disse...

legal teu assunnto sobre desevolvimento sustentável goste. hailane do Pará, escola do ensino médio.

Anônimo disse...

la vai o [i] do GOSTEI...

Anônimo disse...

Muito bom este texto, agora para que aconteça tudo isso é fundamental que se mude a mentalidade atual dos políticos brasileiros, pois com o poder se faz as mudanças necessárias para se criar os meios de desenvolvimento sustentável.Portanto é só vontade de mudar este cenário atual.

si disse...

vai tomar no cu seus fdp

si disse...

vai chupar meu pau disgrassa

si disse...

isso e uma merda capeta

si disse...

eu moro no seus cu de quem ler isso e tbm capetaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa tem q acavar cm o mundo

si disse...

Quem sou eu

Edinaldo Marques
- Engenheiro Civil formado pela UFAL em 1978; - Mestrado em Administração de Empresas. - Representante Regional da Associação Brasileira de Pavimentação no Estado de Alagoas desde de 1986 - Membro da Academia Maceioense de Letras; - Consultor em diversos trabalhos na área de pavimentação, formação de líderes, gestão de pessoas e gestão eficaz. - Autor de mais de 1000 artigos de opinião já publicados em jornais e revistas de Alagoas e do país sob diversos temas de interesse da sociedade; - Professor do curso de engenharia civil e engenharia química da Universidade Federal de Alagoas nas disciplinas Administração de Empresas, Empreendedorismo, Estradas e Pavimentação; - Autor de uma coletânea de 04 (quatro) livros lançada em 2008 sob o título MUDANÇA DE MENTALIDADE, subtítulos: CONVÍVIO URBANO, EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA, PAVIMENTAÇÃO E TRANSPORTES E TRÂNSITO; - Palestrante de diversos workshops e treinamentos em Alagoas e no país; - Ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Pavimentação; - Ex-diretor de divulgação da Associação Brasileira de Pavimentação; - Ex-secretário municipal de controle do convívio urbano; - Ex-secretário municipal de abastecimento.
esse texto e uma merda de palavras seu otario careca