quarta-feira, 17 de março de 2010

Apostar na direção certa

"De que adianta fazer bem feito ou correr quando estamos na estrada errada"
O editorial da Gazeta de Alagoas de quarta-feira (17), intitulado “Aposta na educação”, trouxe uma reflexão que necessita ser ampliada, pois se trata da prioridade número um do Brasil.

É evidente que a educação precisa de maiores investimentos para alavancar o desenvolvimento. Mas, não é apenas o valor global desse investimento o que interessa. A forma como são geridos os atuais recursos, em todos os níveis – federal, estadual e municipal, poderia fazer enorme diferença.

O grande apagão que se observa está na falta de decisões profissionais por parte dos administradores públicos, alicerçadas na liderança eficaz e na gestão eficaz .
Enquanto persistir a ideia de que qualquer um pode administrar, o Brasil poderá aumentar o percentual do PIB a ser aplicado em educação e, mesmo assim, não terá o retorno desejado.

Esse tema foi alvo de um debate ocorrido esta semana (15) na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e que participamos como convidado.
É preciso acertar na direção. Quando erramos na direção, por maior esforço que seja feito, nada compensará o erro anterior.

Enquanto o tempo passa, outros países que também estavam em desenvolvimento crescem numa velocidade muito maior do que a nossa. Se examinarmos o motivo, chegaremos a conclusão de que o problema está na gestão. Gestores profissionais eficazes e competentes, que antes de administrar exerçam a liderança eficaz, podem mudar melhorar os resultados atuais, apesar de não estarmos gastando aquilo que seria o ideal.

EDINALDO MARQUES
Professor e Consultor

Nenhum comentário: