sexta-feira, 19 de março de 2010

Como prevenir contra as drogas?


A Gazeta de Alagoas de sexta-feira (19 de março), trouxe como destaque em sua primeira página, um grupo de jovens acorrentados, em pleno calçadão da rua do Comércio de Maceió, que se reuniram com o objetivo de chamar atenção para os perigos e os danos que as drogas representam à vida das pessoas.

A cada dia aumenta o número de famílias que descobrem o envolvimento de seus filhos ou parentes com algum tipo de droga. Isto causa uma destruição no ambiente familiar, pois os dependentes químicos alteram radicalmente seus comportamentos para manter o vício.

A melhor coisa que as famílias e a sociedade deve fazer é investir em prevenção. Aqueles que já estão no vício precisam ser tratados como um problema de saúde e receber toda a atenção, amor dos mais próximos para tentar se libertar do vício.

Mas há os que ainda não entraram nesse caminho destrutivo. Para esses é fundamental ajudá-los a descobrir, o mais cedo possível, seu "norte-magnético" (bússola interior), isto é, um caminho que transforma sonhos em realidade, com domínio de um processo de autorenovação constante (saúde física, mental, emocional/social e espiritual), propósito mental positivo e melhor convívio coletivo.

Tudo na vida é explicado por um tripé: ver-fazer-obter. Como as crianças e adolescentes não são educadas para trabalhar pensamentos – modelos mentais positivos, ficam vulneráveis a serem influenciadas por traficantes e colegas que já são usuários.

A motivação para as drogas é decorrente da falta de ideias e de pensamentos, que não são os melhores sobre si e sobre a vida.

É indispensável que as escolas tenham, desde o ensino básico/fundamental até o ensino superior, professores preparados para educar emocionalmente as crianças e os jovens. Pessoas que facilitem a aprendizagem de como lidar com emoções e sentimentos, através de uma educação emocional, didática e pedagogicamente bem aplicada.

Na vida, a razão tende sempre a ser superada pela emoção. Se o exercício de auto-conhecimento for feito logo cedo, a probabilidade das crianças e adolescentes serem atraídas pelas drogas diminuirá muito.

Cada pessoa deve saber como analisar-se internamente e decidir por livrar-se de males e paradigmas que fazem seu inconsciente trabalhar contra si.

Isso deve ser feito nas escolas, mas os pais e mães precisam conhecer o processo, para que participem mais diretamente da educação, orientação e prevenção.

Para que haja sucesso, o projeto pedagógico tem que ser inovador, com uma metodologia adequada e deve utilizar as ferramentas tecnológicas hoje disponíveis (microcomputadores, projetores multimídia).

Um conteúdo programático e apropriado deve ser repassado às crianças, adolescentes e jovens, de acordo com a série (1ª, 2ª, ...). O uso de filmes, histórias e metáforas farão com que as crianças assimilem e pratiquem hábitos mais eficazes.

Isso poderá ser uma realidade na maioria das cidades brasileiras e alcançar um universo maior de crianças e jovens.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante
Pós-Graduado com Mestrado em Administração

Membro da Academia Maceioense de Letras

Nenhum comentário: