terça-feira, 30 de março de 2010

Melhores resultados


O editorial da Gazeta de Alagoas publicado nesta terça-feira (30 de março), intitulado “Carência resistente”, trouxe uma reflexão sobre a prioridade número um de qualquer governo: a educação.
Para que o programa na área da educação, que foi divulgado cinco meses antes da posse do atual governo estadual tivesse sido executado na íntegra, seriam necessárias duas coisas: planejamento global detalhado com os respectivos planos táticos e execução eficaz. Esta última, na prática, é sempre mais difícil, pois envolve um grande número de servidores.
O planejamento de qualquer pasta de um governo precisa ser eficaz em relação aos três ativos: físico, orçamentário-financeiro e humano. Se houver falhas em qualquer um dos três itens, o programa ficará comprometido.
O ativo físico diz respeito aos prédios, locais onde funcionam as escolas, equipamentos diversos, mobiliários, materiais etc.
O ativo orçamentário-financeiro é a previsão orçamentária e os recursos financeiros, que serão utilizados ano a ano pela secretaria. Uma alternativa possível para complementar o ativo orçamentário é a elaboração de projetos específicos, que busquem recursos extra-orçamentários. Isto pode ser feito tanto com órgãos federais, como também, com a iniciativa privada.
Por último, o ativo humano, este sim, é quem pode fazer a diferença. Se a equipe estiver motivada, treinada, comprometida, alinhada com os objetivos traçados e utilizar um processo eficaz para transformar o planejamento em realidade, os resultados serão muito positivos.
O perfil do gestor máximo – no caso o secretário, é fundamental para tirar do papel e colocar em prática aquilo que foi planejado. A formação de líderes e gestores eficazes em cada setor da secretaria contribuirá para o sucesso.
A sequência que deve ser posta em prática é a seguinte: primeiro, lidere com eficácia; depois, gerencie também com eficácia. Isto, se for feito corretamente, produzirá as respostas que a sociedade e o estado tanto precisam. Há uma frase de um consultor que diz: “qualquer esforço de gestão, por maior que seja, jamais compensará o erro anterior da liderança verdadeira”.
A tão falada revolução na educação, somente sairá do campo das ideias ou da vontade e se transformará em realidade, quando além do conhecimento técnico forem utilizadas outras habilidades e ferramentas, que promovam os resultados planejados.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante

Pós-Graduado com Mestrado em Administração






Nenhum comentário: