segunda-feira, 19 de abril de 2010

Comece a mudar por si


É comum nós falarmos que precisamos resolver este ou aquele problema. Na verdade, os problemas não existem. Ou melhor, os verdadeiros problemas são aqueles que estão dentro de nós e, às vezes, nem percebemos.

É o que ilustra a segunte história: Um dirigente chegou cansado do trabalho e seu filho de seis anos o chamou para brincar. O pai, como precisava descansar, teve a ideia de recortar um mapa mundi e dar uma tarefa ao filho: “quando você conseguir juntar todas as partes desse mapa, eu vou brincar com você”. Para surpresa do pai, o filho concluiu a tarefa em poucos minutos. Ao ver que o menino havia realizado a tarefa rapidamente, o pai perguntou: “como você conseguiu fazer isso?” O garoto respondeu: “foi fácil. Atrás do mapa tem a foto de uma pessoa. Juntei as partes a partir dessa foto”.

A conclusão é a seguinte: para conseguirmos consertar o mundo e remover as dificuldades, devemos antes consertar os homens.

Precisamos aprender a vencer as dificuldades ou obstáculos que nos aparecem, sejam na vida pessoal ou profissional. Isto pode ser feito com estratégia, tática e execução eficazes.

Podemos imaginar que as dificuldades são colocadas diante de nós, para que possamos vencê-las e crescer como pessoa. Que tal encarar as dificuldades como oportunidades? Alguns fazem o contrário: vêem as oportunidades como dificuldades.

A forma de perceber a vida com outros olhos faz uma grande diferença. Quanto mais questionarmos aquilo que pensamos ser real, mais nos aproximaremos da verdadeira realidade. Precisamos ter a consciência de que vivemos num mundo de ilusões e nossos órgãos do sentido podem nos enganar. A realidade que está na cabeça de cada um de nós é apenas a nossa realidade.

Alguém já viu um pássaro voar com apenas uma asa? Como, então, poderemos ser bem sucedidos sem usar os dois lados do cérebro? É comum conhecermos pessoas que são pura emoção. Outras são apenas racionais.

Neste mundo atual de tanta complexidade, precisamos aprender a usar simultaneamente os dois lados do cérebro – direito (emoção), esquerdo (razão), de modo equilibrado. Temos que ter ao mesmo tempo visão sistêmica e holística.

O que hoje pode parecer impossível na nossa vida, é impossível, baseado no paradigma que vivemos. Se mudarmos o paradigma isso se torna possível.

Na vida somos julgados por quatro coisas: pelo que fazemos; pelo que dizemos; pela aparência; e, pela forma como dizemos o que dizemos.

Ouvimos constantemente as pessoas falarem em sustentabilidade, combate às drogas, segurança, saúde, educação. Tudo isto somente terá as dificuldades resolvidas ou minimizadas, quando trabalharmos quatro coisas: eficácia pessoal, eficácia interpessoal, eficácia gerencial e eficácia organizacional. Este deve ser o ponto de partida para alcançar melhores resultados.

São as pessoas que fazem as diferenças.

EDINALDO MARQUES
Professor, Palestrante e Consultor
Pós-Graduado com Mestrado em Administração

Nenhum comentário: