Enquanto não houver uma revolução na alma dos políticos e da sociedade fica difícil, para não dizer impossível, alcançarmos a tão almejada paz. A cada dia dezenas de atos de violência de todos os tipos serão motivos de destaque na mídia.
As pessoas e, em especial, crianças e adolescentes assistem aos maus exemplos e criam pensamentos negativos na mente. A partir daí, formam-se comportamentos e as consequências são as que estamos acostumados a ver – aumento do uso de drogas, criminalidade, abuso de crianças etc.
A mudança começa dentro de cada um de nós. William James, influente psicólogo e filósofo americano, disse: “A descoberta de todos os séculos foi o ser humano saber que pode mudar quando desejar”.
É do chanceler da universidade da paz das nações unidas, Robert Muller, a seguinte frase: “Já que é na mente dos homens que tudo começa, é onde inclusive, as guerras verdadeiramente começam, assim sendo, é em cada coração e cada mente, é em cada casa, em cada escola, em cada rua, em todos os lugares do mundo é que devemos pôr um fim ao começo de todas as guerras.”
O processo de mudança deve começar pelos valores universais. É preciso resgatar o amor, a verdade, a ação correta, a paz e a não-violência. Há situações em que o combate é indispensável e as forças policiais devem ser acionadas para o enfrentamento. Mas jamais conseguiremos a paz usando somente a força policial.
Gandhi, considerado um dos grandes líderes mundiais, dizia: "A violência é a arma dos covardes."
EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante
www.maceioagora.com.br
www.administradores.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário