quarta-feira, 21 de abril de 2010

Liderança verdadeira


Há vários estilos de liderança. Porém, que estilo de líder interessa ao mundo e ao Brasil?
Para responder a essa questão resolvemos verificar o que significa liderança na opinião de alguns dos mais renomados especialistas e consultores.
O que mais caracteriza verdadeiros líderes no século XXI é o foco e compromisso claro com os princípios (leis naturais).
Segundo o professor Santiago Álvarez da Universidade de Navarra, Espanha, "o líder verdadeiro é aquele respeitado pelas pessoas, não pelo mero exercício do poder, mas pelo saber”. Cita também que um líder carismático é funesto para a organização.
De acordo com o professor Ronald Heifetz da Universidade de Harvard nos Estados Unidos – uma das mais conceituadas do mundo, “os verdadeiros líderes ajudam as pessoas a encarar a realidade e mobilizá-las para que façam mudanças”.
O Dr. Tom Peters, outro consultor internacional de grande valor, considera que “os líderes não criam seguidores e sim mais líderes”.
Já o Dr. Peter Drucker, a maior autoridade da administração moderna, destaca pontos essenciais nos líderes como “visão de futuro, ser exemplo, responsável, profundidade de conhecimentos”.
O autor do livro mais lido no mundo depois da Bíblia, Dr. Stephen Covey, cita três características fundamentais dos líderes: “caráter, integridade e maturidade”.
O consultor brasileiro e descendente de japonês Oscar Motomura, considera o seguinte: “o verdadeiro líder é aquele que faz com que todos sejam líderes no que fazem”.
Uma coisa deve ficar clara: nem toda autoridade que chega ao topo é líder. Liderança é uma virtude, uma escolha e nunca um cargo ocupado.

EDINALDO MARQUES

Professor e Consultor

Nenhum comentário: