segunda-feira, 5 de julho de 2010

Chefiar não é liderar


Lendo os comentários que foram postados no blog do Ricardo Mota - TUDO NA HORA (04/07/2010), constata-se o quanto as pessoas CONFUNDEM liderança com chefia ou comando.

Quem dirige um órgão público ou uma empresa privada, não necessariamente exerce a LIDERANÇA. O ideal seria que o comandante fosse também o líder. Na prática não é assim que ocorre.

Há muita distorção do conceito de Liderança. Nem tudo que se lê em livros ou na internet está correto. É preciso ter cuidado com a fonte. Alguns dos mais renomados autores sobre esse tema são Peter Drucker, Tom Peters, Stephen Covey, Michael Useem, Ronald Heifetz, Santiago Álvarez, Deepak Chopra, Robert Reich, Warren Bennis, entre outros.

LIDERANÇA E COMANDO NÃO SÃO DONS DE DEUS, como afirmou quem assinou como “Verdade”. Há sim, curso para formação de líderes no Brasil e no exterior. Por exemplo, há um curso na Wharton School, uma universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos, que é liderado pelo professor Michael Useem. Em São Paulo tem um curso na FranklinCovey. Agora, depois do curso as habilidades de liderança precisam continuar sendo desenvolvidas ao longo da vida.

Em outro comentário uma pessoa que se identifica como “alguem”, diz que em sua opinião “Lula é um líder nato”. NÃO EXISTEM LÍDERES NATOS. NINGUÉM NASCE LÍDER. Lula, como um sindicalista que foi, desenvolveu a habilidade de comunicação oral. Possui algumas características de líder, mas do ponto de vista técnico-acadêmico, não é o líder ideal. Uma liderança verdadeira deve ser CENTRADA EM PRINCÍPIOS.

Marcelo diz em seu comentário, que “liderança é um perigo”. Pelo contrário, a FALTA DE VERDADEIROS LÍDERES É QUE É UM PERIGO. Um exemplo: a crise econômica mundial, que surgiu no final de 2008, foi antes de tudo uma CRISE DE LIDERANÇAS. Além disso, Marcelo acrescenta: “Nem sempre alguém que “preencha” todos os requisitos se sairá bem no cargo”. Uma coisa é liderar, outra é administrar. As pessoas confundem os conceitos. Liderar é fazer as coisas certas. Já administrar é fazer certo as coisas. Há uma sutil diferença entre os dois conceitos.

Adelino Ferreira da C. Filho, cita que “liderança é um dom natural”. NÃO É VERDADE. Este é um paradigma que deve ser substituído. A única pessoa que já nasceu líder foi Jesus Cristo.

Vou deixar meu email e meu twitter, para que aquelas pessoas que queiram debater o assunto possam entrar em contato comigo.

2 comentários:

Luiza Gabriela Correia disse...

O problema todo é quando esse espírito de liderança vai ser trabalhado na pessoa. Tem gente que morre sem decidir a própria vida...

Ketson Roberto disse...

O problema da condução do nosso pais creio que esteja aí. Existe muitos chefes o que tornam a burocracia em um tremendo entrave para muitas coisas. Pois um líder procura resolver de forma eficiente os problemas e não seguir algo que ele sabe ser defeituoso.