terça-feira, 6 de julho de 2010

Salto de desenvolvimento


Do ponto de vista econômico não há dúvida de que o Brasil pode entrar para a relação de países desenvolvidos. Isto pode até ocorrer bem antes do que alguns imaginam.

A questão cruciante é a erradicação da pobreza e das desigualdades sociais, que garantirão a sustentabilidade social e o equilíbrio.
Para tal, é necessário fazer várias reformas: FISCAL, DA PREVIDÊNCIA, TRABALHISTA, TRIBUTÁRIA...

Além disso, o processo de gestão do governo federal precisa ser baseado na máxima eficácia. Dirigentes públicos e o maior número possível de servidores devem praticar hábitos proativos, planejamento pessoal, profissional e gerencial com foco nas maiores prioridades, execuções eficazes, sinergia... Em síntese, profissionalismo com EFICÁCIA e depois EFICIÊNCIA nas ações.

O Brasil será um dos principais países do mundo muito antes do que as pessoas pensam, se implantar em todos os ministérios e demais órgãos, a EFICÁCIA PESSOAL, INTERPESSOAL, GERENCIAL E ORGANIZACIONAL. Isto é um processo, que não tem como dar errado. Os resultados são sustentáveis sempre. Todos os países que fizeram ou estão fazendo isso tiveram um salto de desenvolvimento sustentável sob todos os aspectos.

Edinaldo Marques
Engenheiro Civil, Professor, Consultor e Palestrante
Autor de 4 livros
www.twitter.com/edinaldomarques
emelo@ctec.ufal.br

Nenhum comentário: