terça-feira, 6 de julho de 2010

Tirando dúvidas sobre liderança


Há vários estilos de liderança. Hitler exerceu uma liderança chamada COERCITIVA. Isto não interessa ao mundo atual, como também não interessou em sua época. Não houve sustentabilidade, tanto que ele – Hitler terminou se suicidando.

A liderança ideal e verdadeira é a inspiradora, servidora, centrada em princípios. Na minha opinião Jesus Cristo foi o maior líder de todos os tempos. Existiram vários outros. Todos os demais aprimoraram suas virtudes de liderança alicerçados em seus valores humanos, visão e sonhos.

O líder natural é aquele que abre seu próprio caminho, a partir de sua competência, sabedoria e sinceridade. Mas ninguém nasce líder.

Todos nós somos líderes em alguma forma, formato ou tamanho. A questão a ser avaliada é o nível de liderança que cada pessoa possui e se esta liderança é centrada em princípios. Caso contrário, esse estilo de liderança não é a que interessa ao mundo atual.

Qualquer pessoa ou país que contraria princípios acaba pagando um preço alto por isso. As três características mais importantes do verdadeiro líder são: CARÁTER, INTEGRIDADE e MATURIDADE.

Edinaldo Marques
Professor, Palestrante e Consultor

Um comentário:

Ketson disse...

Muito bom artigo.