segunda-feira, 26 de julho de 2010

Grau de desigualdade

Li o editorial da Gazeta de Alagoas, que foi publicado na edição de domingo (25 de julho), intitulado “Distâncias sociais”.

O Brasil tem avançado economicamente, mas do ponto de vista social o abismo ainda é enorme. O motivo é que não conseguimos administrar o país fazendo aquilo que deveria ser feito. O primeiro passo é fazer as reformas necessárias. Entre elas, reforma política, administrativa, fiscal, tributária, trabalhista e previdenciária.

Para isto é preciso coragem, decisão política e persistência. O grande problema é que a ampla maioria da sociedade não percebe isso. Parece ficar satisfeita apenas com bolsa-família e esquece que a sustentabilidade social depende de várias ações a serem implementadas.

Sem mudar a visão e as prioridades, sem uma revolução na educação, vamos continuar amargando resultados como o que foi divulgado pelo Pnud – Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento, que coloca o Brasil no vergonhoso índice de 3º país da América Latina em desigualdades sociais, na frente apenas do Haiti e da Bolívia.

EDINALDO MARQUES
Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: