Por que alguns gestores públicos têm sucesso em suas tarefas de administrar e outros não apresentam resultados merecedores de aplausos?
Existem alguns pontos que são fundamentais para se conseguir fazer uma gestão pública com resultados positivos. Vamos citar quatorze pontos:
1°) Definição clara dos objetivos que se pretende alcançar, acompanhada de prazos para que metas parciais possam ser avaliadas;
2°) Planejamento das ações necessárias, para que os objetivos ou políticas públicas possam ser alcançadas. Pensar e agir seguindo o planejamento estratégico;
3°) Estabelecimento da sequência de prioridades, visando transformar objetivos em realidade. É preciso buscar sempre a melhor maneira de fazer as coisas;
4°) Buscar o comprometimento do maior número possível de assessores diretos, indiretos, líderes administrativos etc.;
5°) Ouvir o que dizem as pessoas que formam a sociedade, formadores de opinião e líderes de comunidades;
6°) Formar multiplicadores, isto é, pessoas preparadas para debater e defender ideias;
7°) Avaliar, periodicamente, se as metas estão sendo cumpridas e, caso contrário, reformular as estratégias;
8°) Manter permanente contato com a população através de audiências públicas e privadas;
9°) Ter projetos competentes de tudo aquilo que pretender realizar e identificar as possíveis linhas de financiamento – orçamentária (do governo federal ou própria), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, parceria público-privada, emendas individuais ou coletivas de bancada, convênios etc.;
10°) Cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal;
11°) Implantar um processo de gestão que seja realmente eficaz;
12°) Trabalhar com transparência e perseverar sempre;
13) Implantar um programa de T & D – Treinamento e Desenvolvimento em todos os órgãos governamentais, a fim de diagnosticar necessidades, planejar, executar e avaliar resultados, promovendo crescimento pessoal e profissional dos servidores;
14) Criar planos de cargos e salários e instituir a meritocracia como forma de evolução na carreira pública.
Para cumprir uma agenda intensa de trabalho em quatro anos - período de um governo, é preciso aprender a gerenciar bem o tempo. Saber distinguir o que é essencial, importante e o que pode ficar para depois.
Edinaldo Marques
Professor da Ufal e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques
emelo@ctec.ufal.br
Um comentário:
Sem dúvida,Ednaldo.
Grandes dicas.
Abraços do Antonio Carlos
Postar um comentário