terça-feira, 24 de agosto de 2010

Educar para a vida real


A vida real é bem diferente daquela que os estudantes conhecem no ensino fundamental, médio e superior. Enquanto estão na vida escolar, conseguem resultados positivos estudando às vésperas para fazer provas e são levados a acreditar, que isso se aplica também no mundo real. Porém, é aí que muitos se enganam.
Na vida real existe uma lei que determina resultados. E esta, é a lei da colheita. A gente sempre colhe aquilo que planta. Somente fogem à regra aqueles que conseguem apadrinhamento político.
Não há atalhos que possam ser utilizados e dar sempre certo na vida real. É preciso plantar, preparar o solo, adubá-lo, regá-lo, combater ervas daninhas e manter todo esse ciclo durante a vida. Ou seja, quem deseja vencer na vida real, deve se preparar, aprender, aprofundar relacionamentos, trabalhar a comunicação, identificar oportunidades, usar a criatividade, planejar, dominar mais de uma língua – português e inglês, renovar constantemente as quatro saúdes - física, mental, emocional e espiritual, desenvolver a capacidade de liderar a si e outras pessoas.
O profissional do mundo moderno precisa ser um especialista em alguma coisa. Mas, além disso, ter uma visão generalista.

Edinaldo Marques
Professor da Ufal e Consultor

Nenhum comentário: