quarta-feira, 26 de maio de 2010

Conflitos


Por que há tantos conflitos no Brasil e no mundo? Neste século XXI temos avançado com grande rapidez no aspecto tecnológico, mas em relação à inovação humana caminhamos a passos de tartaruga.

Crises e conflitos começam dentro das famílias e ocorrem no âmbito das sociedades. É comum em empresas privadas e no serviço público verificarmos a existência de ambientes carregados onde os relacionamentos humanos se encontram bastante deteriorados, com baixos níveis de confiança.

O editorial da Gazeta de Alagoas de quarta-feira (26 de maio) – “De volta ao passado”, comenta que a Coreia do Norte anunciou o corte de “todas as relações, inclusive de meios de comunicação, com a Coreia do Sul”.

Enquanto não entendermos que a vida é interdependente e que o mundo é abundante, agiremos como egoístas e nos afastaremos da tão cobiçada paz. Temos que ser emocionalmente independentes, separar as pessoas dos problemas, perseguir opções de ganho mútuo.

Precisamos desenvolver simultaneamente os dois lados da mente, para que possamos evoluir como seres humanos e melhorar a convivência.

Alguém já viu um pássaro voando com uma só asa? Com certeza a resposta é não. Então, como podem as pessoas usar somente uma parte do cérebro?

Se analisarmos colegas com os quais lidamos vamos verificar que alguns utilizam mais o lado esquerdo da mente, enquanto outros mais o lado direito. Mas há um grupo menor, que usa ao mesmo tempo os dois lados. Estes, conseguem tomar decisões mais acertadas e desenvolver relacionamentos mais duradouros.

Há um princípio que diz: “relacionamentos eficazes e duradouros requerem respeito e benefícios mútuos”. George Eliot, pseudônimo de Mary Ann Evans – novelista inglesa, disse: “Para que vivemos, senão para tornar a vida menos difícil uns para os outros?”

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante
http://www.administradores.com.br/
http://www.maceioagora.com.br/
http://www.melhornoticia.com.br/

Nenhum comentário: