Em qualquer congresso, seminário, workshop ou evento que participamos, quando o tema abordado é o serviço público, sempre surgem opiniões negativas e críticas a sua qualidade no país. Algumas palavras que ouvimos são as seguintes: burocratizado, ineficiente, desorganizado, pessoas desmotivadas e descomprometidas etc.
O que pode ser feito pelos dirigentes públicos para melhorar o desempenho e os resultados nas diversas esferas da administração – federal, estadual e municipal?
A resposta para essa questão está na implantação de T & D – Treinamento e Desenvolvimento para os diversos integrantes da administração pública, do mais alto posto aos níveis mais baixos.
Um programa de T & D, se for implantado corretamente, seguindo os passos necessários – diagnóstico das necessidades, programação (planejamento), execução e avaliação de resultados, possibilitará uma mudança positiva no desempenho dos servidores públicos.
Porém, é preciso que sejam apresentados os processos e as ferramentas que facilitarão a implantação das mudanças por parte dos funcionários. Caso contrário, o treinamento servirá apenas para terapia ocupacional.
Quatro práticas devem ser disseminadas dentro do serviço público: proatividade, planejamento, execução e foco.
Se fizermos um levantamento para saber quanto recurso público é gasto anualmente no envio de pessoas para participar dos mais diversos eventos, tanto locais como em outros estados, verificaremos que essa não é a melhor forma de investimento. Quando os funcionários retornam aos órgãos de origem continuam produzindo os mesmos erros. Ou seja, o investimento é feito, mas não há o retorno desejado.
Os americanos, ainda na década de 1990, descobriram que estavam desperdiçando bilhões de dólares em palestras, mas na prática os resultados obtidos não eram compatíveis com o volume de investimento. Resolveram mudar a forma de promover desenvolvimento humano. Passaram a priorizar o T & D.
EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante
http://www.blogdoprofessoredinaldo.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário