terça-feira, 11 de maio de 2010

Redução da burocracia


Na linguagem comum a burocracia assume o sinônimo de excesso de normas e regulamentos, limitação da iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizada dos organismos estatais e privados.
Na evolução da administração como ciência a teoria da burocracia foi idealizada por Max Weber - sociólogo alemão, com o objetivo de representar o tipo ideal de organização. A ideia era propor um modelo organizacional mais bem definido, racional, eficiente, rápido, com homogeneidade na interpretação das normas e que os objetivos pudessem ser alcançados através da competência, mérito, capacidade, sem considerações pessoais. Na prática, porém, não é assim.
A burocracia é importante. O que atrapalha é o apego exagerado às normas e regulamentos, o excesso de formalismo e a resistência às mudanças. Isto sim dificulta o cumprimento do papel do administrador e precisa ser combatido. Será que o excesso de burocracia é uma forma de defesa das pessoas para justificarem uma demora na tramitação de processos?
É verdade que na esfera pública existem muitas normas e leis a serem seguidas. Mas, jamais isto justifica o excesso de tempo decorrido para tramitação de um determinado processo administrativo. O excesso de burocracia pode ser explicada pela falha na forma de pensar, falta de vontade, falta de coragem de correr riscos, medo ou insegurança de algumas pessoas que militam dentro de órgãos públicos, procrastinação e outros interesses.
Para combater esse mal é preciso aproveitar mais o potencial das pessoas que compõem os diversos órgãos, exercer uma liderança inspiradora, quebrar paradigmas, dar maior atenção às pessoas para que experimentem e usem toda a criatividade. É dessa forma que se promove uma verdadeira desburocratização.
Na verdade, quando se quer realmente, mesmo no serviço público, as coisas acontecem em tempo recorde. E podem ser feitas obedecendo às leis ou normas, que regulam a coisa pública. Pode dar um pouco mais de trabalho do que na iniciativa privada, porém, nada que justifique tanto desperdício de tempo.
O melhor antídoto para a burocracia é a eficácia pessoal e interpessoal, sinergia nos processos, proatividade – responsabilidade e iniciativa dos servidores.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante
Mestrado em Administração de Empresas
http://www.blogdoprofessoredinaldo.blogspot.com/
http://www.administradores.com.br/

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