quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Banheiros na orla


São frequentes as reclamações de turistas que visitam Maceió quando, ao desfrutarem das belezas inconfundíveis do nosso litoral, procuram banheiros na orla para atender as suas necessidades. O projeto de revitalização implantado pela prefeitura de Maceió nas orlas de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca executou vários mixes – locais reservados para comercialização de diversos produtos e inseriu nesses blocos alguns banheiros.
Na prática, temos que reconhecer a não funcionalidade desses equipamentos. Não há comunicação visual que facilite a identificação de banheiros na orla por parte dos visitantes e, além disso, o número é reduzido.
Houve uma falha na concepção do projeto. Os banheiros deveriam ter sido projetados e construídos em equipamentos separados e de modo subterrâneo, para que não tirassem a vista para o mar. Iria encarecer um pouco o projeto, mas o acréscimo era plenamente justificável pela beleza do local e pela quantidade de frequentadores - turistas e a própria população.
Em alguns pontos ao longo de toda a orla, deveriam ser anexados mapas com a localização dos diversos equipamentos encontrados na área. Isto é muito comum em qualquer cidade que tenha potencial turístico.
Já que temos vocação para o turismo é preciso agir com eficácia e criatividade em todos os aspectos: sinalização, comunicação visual, manutenção da área, limpeza, fiscalização na ocupação do solo etc.
Outro ponto que deveria constar no planejamento e ações voltadas ao turismo é a preparação constante dos ambulantes que atuam no local. Não basta realizar apenas uma palestra ou treinamento isolado. O trabalho de educação e conscientização não consegue gerar resultados positivos com eventos isolados. Há necessidade de compartilhar reflexões, usar um processo pedagógico que apresente resultados, criar uma cultura favorável e melhorar a qualidade do atendimento, principalmente daqueles que têm o contato mais direto com os turistas.
Por fim, uma sugestão: na volta dos turistas a sua cidade de origem, por exemplo, no aeroporto, seria muito importante coletar sugestões e avaliação das pessoas que nos visitam. Através de questionários preenchidos os dados seriam analisados e as decisões tomadas. É assim que iremos atender cada vez melhor aos visitantes.
O difícil não é trazer o turista uma vez para visitar Maceió. O objetivo maior é que esse mesmo turista possa voltar mais vezes e fazer o marketing boca-a-boca sobre nossa cidade.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Conferencista

Um comentário:

Dênis disse...

Oi Edinaldo. Comentor perfeitamente seu texto!!
Parabéns pela exposição da matéria sob essa ótica