São frequentes as reclamações de turistas que visitam Maceió quando, ao desfrutarem das belezas inconfundíveis do nosso litoral, procuram banheiros na orla para atender as suas necessidades. O projeto de revitalização implantado pela prefeitura de Maceió nas orlas de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca executou vários mixes – locais reservados para comercialização de diversos produtos e inseriu nesses blocos alguns banheiros.
Na prática, temos que reconhecer a não funcionalidade desses equipamentos. Não há comunicação visual que facilite a identificação de banheiros na orla por parte dos visitantes e, além disso, o número é reduzido.
Houve uma falha na concepção do projeto. Os banheiros deveriam ter sido projetados e construídos em equipamentos separados e de modo subterrâneo, para que não tirassem a vista para o mar. Iria encarecer um pouco o projeto, mas o acréscimo era plenamente justificável pela beleza do local e pela quantidade de frequentadores - turistas e a própria população.
Em alguns pontos ao longo de toda a orla, deveriam ser anexados mapas com a localização dos diversos equipamentos encontrados na área. Isto é muito comum em qualquer cidade que tenha potencial turístico.
Já que temos vocação para o turismo é preciso agir com eficácia e criatividade em todos os aspectos: sinalização, comunicação visual, manutenção da área, limpeza, fiscalização na ocupação do solo etc.
Outro ponto que deveria constar no planejamento e ações voltadas ao turismo é a preparação constante dos ambulantes que atuam no local. Não basta realizar apenas uma palestra ou treinamento isolado. O trabalho de educação e conscientização não consegue gerar resultados positivos com eventos isolados. Há necessidade de compartilhar reflexões, usar um processo pedagógico que apresente resultados, criar uma cultura favorável e melhorar a qualidade do atendimento, principalmente daqueles que têm o contato mais direto com os turistas.
Por fim, uma sugestão: na volta dos turistas a sua cidade de origem, por exemplo, no aeroporto, seria muito importante coletar sugestões e avaliação das pessoas que nos visitam. Através de questionários preenchidos os dados seriam analisados e as decisões tomadas. É assim que iremos atender cada vez melhor aos visitantes.
O difícil não é trazer o turista uma vez para visitar Maceió. O objetivo maior é que esse mesmo turista possa voltar mais vezes e fazer o marketing boca-a-boca sobre nossa cidade.
EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Conferencista
Na prática, temos que reconhecer a não funcionalidade desses equipamentos. Não há comunicação visual que facilite a identificação de banheiros na orla por parte dos visitantes e, além disso, o número é reduzido.
Houve uma falha na concepção do projeto. Os banheiros deveriam ter sido projetados e construídos em equipamentos separados e de modo subterrâneo, para que não tirassem a vista para o mar. Iria encarecer um pouco o projeto, mas o acréscimo era plenamente justificável pela beleza do local e pela quantidade de frequentadores - turistas e a própria população.
Em alguns pontos ao longo de toda a orla, deveriam ser anexados mapas com a localização dos diversos equipamentos encontrados na área. Isto é muito comum em qualquer cidade que tenha potencial turístico.
Já que temos vocação para o turismo é preciso agir com eficácia e criatividade em todos os aspectos: sinalização, comunicação visual, manutenção da área, limpeza, fiscalização na ocupação do solo etc.
Outro ponto que deveria constar no planejamento e ações voltadas ao turismo é a preparação constante dos ambulantes que atuam no local. Não basta realizar apenas uma palestra ou treinamento isolado. O trabalho de educação e conscientização não consegue gerar resultados positivos com eventos isolados. Há necessidade de compartilhar reflexões, usar um processo pedagógico que apresente resultados, criar uma cultura favorável e melhorar a qualidade do atendimento, principalmente daqueles que têm o contato mais direto com os turistas.
Por fim, uma sugestão: na volta dos turistas a sua cidade de origem, por exemplo, no aeroporto, seria muito importante coletar sugestões e avaliação das pessoas que nos visitam. Através de questionários preenchidos os dados seriam analisados e as decisões tomadas. É assim que iremos atender cada vez melhor aos visitantes.
O difícil não é trazer o turista uma vez para visitar Maceió. O objetivo maior é que esse mesmo turista possa voltar mais vezes e fazer o marketing boca-a-boca sobre nossa cidade.
EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Conferencista
Um comentário:
Oi Edinaldo. Comentor perfeitamente seu texto!!
Parabéns pela exposição da matéria sob essa ótica
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