quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Popularidade em queda


A popularidade do presidente Lula caiu neste mês de setembro, de acordo com a última pesquisa realizada pela CNT/Sensus.
Os motivos citados foram a crise no Senado Federal, a gripe Influenza A – gripe suína e as dúvidas que pairam sobre o envolvimento da ministra Dilma Rousseff no episódio da reunião com a ex-secretária da Receita Federal, a sra Lina.
A avaliação positiva do presidente, que era de 81% em maio, agora é 77%. Já a avaliação do governo federal desceu de 70% para 65%.
Essa pesquisa foi realizada no período de 31 de agosto a 04 de setembro em 136 municípios de 24 estados das cinco regiões do país. A amostra utilizada foi 2 mil pessoas e a principal queda foi registrada nas regiões sul e sudeste, entre mulheres da área urbana com alta escolaridade e entre as pessoas mais jovens e as mais velhas.
Ainda é prematura qualquer análise para 2010, mas o especialista e diretor do Ibope – Carlos Augusto Montenegro aposta que Lula não conseguirá fazer o seu sucessor na corrida presidencial, apesar de ainda ter grande popularidade. Prevê, também, que o PT está em decomposição.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Conferencista

Nenhum comentário: