segunda-feira, 18 de abril de 2011

Educação infantil


Li uma reportagem na Gazeta de Alagoas, que foi publicada na edição de domingo (17 de abril), página A15 do caderno de Economia, intitulada “Com 6 anos, criança já pode aprender a lidar com dinheiro”.
Se o Brasil deseja preparar o seu futuro e garantir as bases da sustentabilidade econômica, social e ambiental, é preciso repensar a forma de educar as crianças. Isto passa, também, pela preparação de pais e mães, pois não basta apenas a escola ensinar. Sem o engajamento da família no processo educacional os resultados não poderão ser os melhores.
O cérebro infantil começa seu crescimento a partir dos 3 anos de idade. Até os 6 anos é o período em que deveremos preparar as bases para um futuro de maior sucesso e realizações. As regiões cerebrais responsáveis pelo aprendizado se desenvolvem mais rápido nessa idade.
Crianças e adolescentes deveriam ser preparados para identificar seus sonhos e elaborar o seu projeto de vida. Aí estaria incluída a educação financeira, emocional e de valores humanos.
Com uma metodologia apropriada, através do uso de metáforas, histórias e exemplos claros, criar-se-iam as condições para que começassem a fazer autoconhecimento e autodesenvolvimento. Sem a ajuda de professores treinados para esse fim e sem os equipamentos modernos que a tecnologia disponibiliza, os resultados não seriam os desejados. Portanto, o método precisa ser devidamente detalhado e compreendido pelos professores, que teriam a responsabilidade de repassar esse conhecimento e atuarem com orientadores.
Antes de formar o profissional para exercer essa ou aquela especialidade, precisamos preparar o cidadão, pessoas com capacidade de liderar a si, com visões mais próximas da realidade atual e em condições de persistir na busca de seus sonhos e objetivos. Isto já é uma realidade em outros países, como por exemplo, os Estados Unidos. Lá, já nos primeiros anos de alfabetização, as crianças lidam com essas questões.

Edinaldo Marques
Professor, Consultor e Palestrante
Pós-Graduado em Administração
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: