quarta-feira, 27 de abril de 2011

Insegurança


Em qualquer grupo de pessoas que trocam ideias hoje em Alagoas surge sempre a discussão sobre a insegurança atualmente vivida no estado. Afinal, vive-se na região considerada a mais violenta do país. É difícil encontrar alguém, que ainda não tenha sido assaltado ou presenciado alguma ação desse tipo. A situação tende a se agravar a cada dia. A solução sustentável para esse problema não será obtida a curto prazo. Vai exigir atuação conjunta dos governos estadual, municipais e federal, além das famílias, professores, igrejas, mídia e toda a sociedade.

São vários os fatores que podem provocar insegurança. Para que se saia da condição atual para uma bem melhor é preciso usar visão sistêmica, holística e integrar o maior número possível de órgãos e pessoas. Isto exige muito trabalho, inteligência, comunicação e compromisso. Sistemas e subsistemas de gestão devem ser montados, para que resultados positivos surjam mais rapidamente.

Apenas combater o crime e a violência não significa atingir a causa principal do problema. Sair de uma cultura de violência para outra de paz vai exigir a disseminação de um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e modos de vida diferentes dos atualmente experimentados. Antes de construir a paz é necessário desconstruir a violência.

Deve-se montar um plano eficaz nessa direção, que contenha estratégias e ações constantes. Certamente, já existe um mapeamento da violência no estado de posse da secretaria de defesa social. Se houver vontade política e se for estabelecida uma agenda positiva para a promoção da cidadania e de uma cultura de paz, chegar-se-á a cada momento mais próximo de uma situação aceitável.

Paralelamente, é preciso intensificar as ações repressivas. Usar, simultaneamente, tecnologia e polícia na rua para inibir ações de violência.

O que não podem ser desconsideradas no plano de ação são as necessidades humanas. Quando necessidades básicas mínimas deixam de ser atendidas estão sendo formadas as raízes da insegurança. Se a sociedade deseja um plano de ação eficaz é preciso resgatar valores humanos universais, como o amor, a verdade e a paz.

Edinaldo Marques
Engº Civil, Professor, Consultor e Palestrante
Pós-Graduado em Administração
www.twitter.com/edinaldomarques
www.facebook.com

Nenhum comentário: