sexta-feira, 29 de abril de 2011

Infraestrutura e controle tecnológico


Por falhas de planejamento e de ação por parte do governo federal e de governos estaduais várias obras de infraestrutura previstas para acontecerem em todo o país, que visam sobretudo melhorar as condições de mobilidade urbana e de transporte aéreo – caso dos 13 aeroportos, estão atrasadas. Dois eventos de interesse mundial, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, aumentaram a responsabilidade brasileira.

As consequências principais disso serão o aumento no preço final das obras e a sua qualidade. Muito provavelmente a falta de tempo vai implicar na execução de obras, que exigirão recuperações antes do prazo previsto. Se não houver controle tecnológico realmente eficaz durante a execução de cada obra, o governo brasileiro precisará fazer novas licitações para reconstruir o que for entregue, logo depois de encerrarem os eventos previstos.

Não bastará tão somente contratar empresas de consultoria para supervisionar as obras. Isto aparentemente resolveria o problema, mas na prática não funciona dessa forma.

Edinaldo Marques
Engenheiro Civil e Professor
Palestrante e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques
www.facebook.com
www.administradores.com.br

Nenhum comentário: