terça-feira, 4 de outubro de 2011

Banheiros na orla


São comuns as reclamações de turistas que visitam Maceió quando, ao desfrutarem das belezas inconfundíveis do nosso litoral, procuram banheiros na orla para atender às suas necessidades.

Banheiros deveriam ser projetados e construídos em equipamentos subterrâneos, para não tirarem a vista para o mar. Poderiam encarecer um pouco o valor das obras, mas o acréscimo era plenamente justificável pela beleza do local e pela quantidade de frequentadores - turistas e a própria população.

Em alguns pontos ao longo de toda a orla, deveriam ser anexados mapas com a localização dos diversos equipamentos encontrados na área. Isto é muito comum em qualquer cidade que tenha potencial turístico.

Já que temos vocação para o turismo é preciso agir com eficácia e criatividade em todos os aspectos: sinalização, comunicação visual, manutenção da área, segurança, limpeza, fiscalização na ocupação do solo etc.

Outro ponto, que deveria constar no planejamento e ações voltadas ao turismo, é a preparação constante dos ambulantes que atuam no local. Trabalhos de educação e conscientização precisam ser repetidos, para que gerem resultados positivos.

Por fim, uma sugestão: na volta dos turistas às suas cidades de origem, por exemplo, no aeroporto, seria muito importante coletar sugestões e avaliação das pessoas que nos visitam. Através de questionários preenchidos os dados seriam analisados e subsidiariam futuras decisões. É assim que iremos atender cada vez melhor aos visitantes.

O difícil não é trazer o turista uma vez para visitar Maceió. O objetivo maior é que esse mesmo turista possa voltar mais vezes e fazer o marketing boca-a-boca da nossa cidade.

EDINALDO MARQUES
Engº Civil, Professor, Consultor e Conferencista
www.twitter.com/edinaldomarques

Um comentário:

Unknown disse...

Credito da Foto José Ademir
Site: bairrosdemaceio.net